03 NOTAS DE AULA:  ANTENA YAGI-UDA

A antena Yagi-Uda foi desenvolvida a partir de 1924 pelos japoneses Hidetsugu Yagi e Shintaro Uda . Em 1926, publicaram a primeira descrição em um periódico japonês. Em junho de 1928 artigos Inglês por Yagi foi lançado nos EUA. As patentes básicas citam apenas Yagi como inventor e o nome correto da antena Yagi-Uda é raramente usado.

Originalmente a antena Yagi-Uda é um dipolo com elementos parasitas, sendo um refletor com uma série de diretores dispostos apropriadamente. O dipolo é alimentado pela linha de transmissão.Para a antena de três elementos, tem um comprimento de quase meio comprimento de onda (λ / 2) e ligeiramente menor que λ / 2 no vácuo devido à sua espessura. O diretor é ligeiramente mais curto, o refletor ligeiramente mais longo que o dipolo. 

Em toda antena Yagi, o dipolo, refletor e diretores não são conectados eletricamente, mas somente acoplados através do campo eletromagnético. No entanto, eles podem ser montados no meio dos elementos em uma barra de suporte condutora comum, porque existem nós de tensão. A distância do(s) refletor (es) e dipolo é, por exemplo, cerca de 0,15 λ, do dipolo e do primeiro diretor, por exemplo, 0,1 λ; Neste caso, o ganho pode ser melhorado à custa da largura de banda por uma escolha adequada do comprimento e distância do elemento, ou vice-versa. Por exemplo, o primeiro diretor e o dipolo juntos formam o centro de radiação, então o espaçamento do refletor tem menos de um quarto de comprimento de onda.

CLIQUE NA SUBPÁGINA