(c)1990- 2013 Ângelo Antônio Leithold - PY5AAL Este documento está publicado em: http://www.scribd.com/doc/32617827/A-Antena-Quadra-Cubica-Leithold-a-a-Py5aal#
#PROFESSORANGELOANTONIOLEITHOLD#PY5AAL#NOTASDEAULA ANTENA QUADRA-CÚBICA DOIS ELEMENTOS
#PROFESSORANGELOANTONIOLEITHOLD#PY5AAL#NOTASDEAULA Para construir esta antena, não é necessário Baluns, etc, basta adequar a antena regulando a distância entre os elementos, para operar numa gama maior dentro da faixa escolhida, é necessário o uso de algum tipo de acoplamento. Eu aconselho o uso do Gamma. Outro detalhe importante, 'quadra-cúbica', que seja entendido as antenas 'de quadro simples' e as antenas de 'quadro de dois elementos ou mais'. Para fazer a antena de dois elementos (Quadra-cúbica), basta seguir as dicas das figuras, as seções à direita são para um maior aprofundamento, olhar este LINK. #PROFESSORANGELOANTONIOLEITHOLD#PY5AAL#NOTASDEAULA O esboço é baseado em medidas práticas associadas ao eletromagnetismo. Para melhor generalização, não foram usadas medidas e sim 'comprimentos de onda', pois diferenças no perímetro, etc resultam num complicador desnecessário para quem utiliza antenna tuner, balun, etc.
Primeiro teste ( 50 MEDIÇÕES ):
Refletor: Quadro simétrico de ~ 42 m.
Drive: Quadro simétrico de ~ 40 m.
Distância entre os elementos: variou nos testes entre ~ 4 e ~8 m.
Distância de melhor rendimento: 5,5 m
Segundo teste (50 MEDIÇÕES)
Refletor: ~44 m
Drive: ~ 43m
Distância entre elementos: ~7,94 m
Ábaco dos resultados tabulados:
Por exemplo, para calcular o 'ativo' 306/f, ou 306 (p 10 metros) divididos por 28 Mhertz = 10,92 metros (É O PERÍMETRO DO QUADRO), para saber quanto dá para cado lado divida por 4= 2,73 m.
Eletromagnetismo Básico - aplicado às antenas. )
Para calcular o refletor:
313 / 28 = 11,17 ( / 4 = 2,79 cada 'lado do quadro')
Isso daria então dois quadros
...o primeiro (dipolo...), seria 2,73 m cada lado.
... o refletor 2,79 m.
Para driver com um diretor, use a 'conta' do diretor (297 / f ... em MHZ...)
Para 'escolher' a distância e saber estatisticamente qual será aproximadamente a 'impedância' da antena veja as figuras seguintes:
FIGURA 4
Acima, o 'ganho' da antena varia conforme é variada a distância entre o refletor e o ativo. (Percebe-se isto num medidor de campo, etc...). Portanto, deve o projetista da antena escolher o melhor ganho com a distância que lhe é conveniente, mas também deve-se usar o ábaco abaixo, (FIGURA 5), neste a impedância (Ohms) e a distância (em comprimentos de onda, pode ser que esteja um pouco diferente do medido, pois existem muitas 'interferentes'.). Para obter o melhor rendimento, obedecer aos dois gráficos, e também ter instrumentos para comprovar na prática o que está 'norteado' pela teoria.
FIGURA 5
Depois de escolher o 'ganho' que convém, e o comprimento em lâmbda (Distância em comprimento de onda), vem a parte de escolher a impedância.
(Em caso de dúvida veja aqui => Impedância Antenas)
Por exemplo:
O amador escolheu uma distãncia de 0,2 de comprimento de onda (fig 4), o ganho sobre o dipolo será em torno de 5 dB, e que saber a impedância da antena. Basta olhar na fig 5, a antena terá algo em torno de 200 ohms.., usando um trafo de 4/1 terá 50 Ohms...
Acima eu deixei disponibilizado para antena de quadro com refletor, para antena de quadro com diretor é bastante próximo.
BIBLIOGRAFIA
> Impedancia antenas antena fina py5aal.pdf 1119k
> Antenas Básico py5aal.pdf 1004k
> A Impedância Correspondente em Sistemas Irradiantes
> As Antenas Lineares e as Antenas Loop .pdf 410k
> Antenas Múltiplas.pdf 834k
> Métodos de Desenho de Antenas Múltiplas .pdf 909k
REFERÊNCIAS
Winder, Steve; Carr, Joe (2002). Newnes Radio and RF Engineering Pocket Book (3ª ed.). Newnes. pág. 4.ISBN 0080497470.
Basu, Dipak (2010). Dicionário de Física Pura e Aplicada (2ª ed.). CRC Press. pág .21.ISBN 978-1420050226.
Hille, K., DL1VU . Der Dipol in Theorie und Praxis [ O Dipolo, na Teoria e na Prática ] (em alemão).
Bodnar, Donald (1993). Definições Padrão IEEE de Termos para Antenas (Relatório). Nova Iorque, NY: Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos . §2.102, página 10. ANSI/IEEE Std 145-1993 .
Rouse, Margaret (2003). "Antena dipolo" . Enciclopédia de TI online .
Balanis, Constantine A. (2011). Manual de Antena Moderna . John Wiley e Filhos. pp. 3 (§2–1), 164, 173.ISBN 978-111820975-2.
Stutzman, Warren; Thiele, Gary (1981).Teoria e Projeto de Antenas. John Wiley & Sons. pp. 212–220.ISBN 0-471-04458-X.
Stutzman, Warren L.; Thiele, Gary A. (2012). Teoria e Projeto de Antenas . John Wiley e Filhos. pp. 74–75 . ISBN 978-0470576649.
Kraus, JD, W8JK (1988).Antenas(2ª ed.). McGraw-Hill.ISBN 0-07-035422-7.
Silver, Samuel, org. (1949).Teoria e Projeto de Antena de Micro-ondas.Série Laboratório de Radiaçãodo MITBibcode:1949matd.book.....S.OCLC1062672–Reimpressão integral (1984) ISBN 978-086341017-8 .
"Diagrama de antena quadrante" . Comunicações de rádio da Marinha dos EUA - décadas de 1950 e 1960. Antenas de comunicação de estações costeiras da Marinha.
Amlaner, Charles J., Jr. (20–22 de março de 1979). "O projeto de antenas para uso em radiotelemetria" . Um Manual sobre Biotelemetria e Rastreamento de Rádio .
Conferência Internacional sobre Telemetria e Rastreamento de Rádio em Biologia e Medicina. Oxford, Reino Unido: Elsevier. p. 254. ISBN 9781483189314.
"Reflexões e razão de onda estacionária" . 8 de maio de 2007.
Poole, I., G3YWX . Antenas de fio práticas . 2.
Beezely, B., K6STI . "Baluns para 88–108 MHz" .
Holland, Ralph."Um balun 1:1 de modo de corrente com boa relação custo-benefício".rising.com.au.
Lee, Kai Fong (1984).Princípios da Teoria da Antena. John Wiley & Sons. pp. 29,42.ISBN 0-471-90167-9.
Caudron, F.; Ouslimani, A. (2011). "Comportamento caótico em limitadores frontais de receptores" . Progress in Electromagnetics Research Letters . 23 ( 19–28 ): 23–24 . doi : 10.2528/PIERL11020305 .
Terman, Frederick E.; Helliwell, Robert (1955). Rádio Eletrônico e Engenharia (4ª ed.). MacGraw-Hill. ISBN 978-0-07-085795-7.
Feynman, Richard. Leighton; Sands (orgs.). Aulas de Física de Feynman . Addison-Wesley.
Panofsky, W.; Phillips, M. Eletricidade e Magnetismo Clássicos . Addison-Wesley.
Orfanidis, Sophocles J. Electromagnetic Waves and Antennas (manuscrito de livro didático online). Universidade Rutgers . Arquivado do original em 20 de dezembro de 2008.
"Antenas lineares" (PDF) . stevens-tech.edu . Arquivado do original (PDF) em 7 de setembro de 2006.
"slides de antena asc" (PDF) . nt.hs-bremen.de . Arquivado do original (PDF) em 26 de setembro de 2007.
Fitzpatrick, Richard (2 de fevereiro de 2006). "O dipolo hertziano" . Radiação eletromagnética. farside.ph.utexas.edu (notas para um curso de física de nível intermediário). PHY 352K – Eletromagnetismo Clássico . Austin, TX: Universidade do Texas .
ARRL (21ª edição). Newington, CT: American Radio Relay League . 2007. ISBN 978-0-87259-987-1. Livros ARRL , catálogo nº 6133 .
Clássicos de antenas de arame da ARRL . Vol. 1. Newington, CT: American Radio Relay League . 2005. ISBN 0-87259-707-5. Livros da ARRL , catálogo nº 7075. Uma coleção dos melhores artigos das publicações da ARRL
Buchwald, JZ (c. 2002). Reflexões sobre Hertz e o Dipolo Hertziano (Relatório). MIT e Instituto Dibner. Arquivado do original em 26 de maio de 2005.
Antena Quadra-cúbica de dois elementos by Ângelo Antônio Leithold, Leithold, A. A.; PY5AAL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
fessor Ângelo Antônio Leithold é um físico, astrônomo, radioamador e educador brasileiro, conhecido por suas contribuições nas áreas de astrofísica, geofísica, neurofísica, eletrônica e pedagogia12. Ele se formou em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1978, fez mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1982 e doutorado em Física pela USP em 1987. Sua tese de doutorado foi sobre a propagação de ondas de rádio na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul1. Leithold tem uma vasta experiência em pesquisa e ensino, tendo lecionado em diversas instituições, incluindo o Colégio Estadual do Paraná, o Senai e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele também é autor de vários trabalhos acadêmicos e livros, e é conhecido por seu envolvimento com o estudo da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, um fenômeno que afeta a propagação de ondas de rádio e a atividade solar na região12. O professor Ângelo Antônio Leithold é um físico, astrônomo, radioamador e educador brasileiro, conhecido por suas contribuições em diversas áreas científicas e educacionais. Ele se destaca principalmente nas áreas de astrofísica, geofísica, neurofísica, eletrônica e pedagogia12. Formação Acadêmica e Carreira Graduação: Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1978. Mestrado: Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1982. Doutorado: Física pela USP em 1987, com a tese intitulada “Estudo da Propagação de Ondas de Rádio na Região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul Pós-Doutorado: Astrofísica pela Universidade de Brasília (UnB) em 19921.Contribuições e Pesquisas Leithold é autor de diversos trabalhos acadêmicos e livros, e suas pesquisas são amplamente citadas por outros pesquisadores. Ele é especialmente conhecido por seu estudo sobre a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, um fenômeno que afeta a propagação de ondas de rádio e a atividade solar na região12. Atuação Profissional Ensino Médio: Professor de física no Colégio Estadual do Paraná, onde lecionou por vários anos e participou de projetos pedagógicos e científicos. Ensino Técnico: Professor de eletrônica no Senai e no CEEP, desenvolvendo instrumentos e métodos para medir e analisar sinais eletromagnéticos. Ensino Superior: Professor de pedagogia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando cursos sobre didática, metodologia científica e tecnologia educacional12. Outras Atividades Além de suas atividades acadêmicas, Leithold é um radioamador ativo, conhecido pelo indicativo PY5AAL. Ele também tem um blog onde compartilha suas pesquisas e experiências1. O indicativo PY5AAL pertence ao professor Ângelo Antônio Leithold, um radioamador brasileiro com uma vasta experiência e paixão pelo radioamadorismo. Ele é conhecido por seus experimentos com antenas e pela participação ativa na comunidade de radioamadores. Atividades e Contribuições Antenas: Leithold realiza experimentos com diferentes tipos de antenas, incluindo antenas NVIS (Near Vertical Incidence Skywave) e antenas Long Wire12. Ele compartilha suas descobertas e métodos de construção de antenas em seu blog e em sites dedicados ao radioamadorismo. Baluns Magnéticos: Ele também trabalha com a construção de baluns magnéticos, que são dispositivos usados para adaptar a impedância entre a antena e o transmissor, melhorando a eficiência da transmissão2. Comunidade: Leithold é ativo na comunidade de radioamadores, participando de eventos e trocando informações com outros entusiastas. Ele utiliza suas habilidades para contribuir com a ciência e a educação, aplicando seus conhecimentos em física e eletrônica. Recursos e Publicações Leithold mantém um blog onde compartilha suas experiências e pesquisas no campo do radioamadorismo. Ele também publica artigos e tutoriais sobre a construção e otimização de antenas e outros equipamentos de rádio3. O professor Ângelo Antônio Leithold tem várias referências acadêmicas e citações em diferentes áreas do conhecimento. Ele é citado em trabalhos sobre geofísica, astrofísica, eletrônica e educação, entre outros. Aqui estão alguns exemplos de onde suas obras e citações podem ser encontradas: Geofísica e Astrofísica: Leithold é frequentemente citado em estudos sobre a Anomalia Magnética do Atlântico Sul e a propagação de ondas de rádio1. Eletrônica e Radioamadorismo: Seus trabalhos sobre antenas e baluns magnéticos são amplamente referenciados em publicações técnicas e blogs especializados2. Educação e Pedagogia: Ele também é citado em artigos e teses sobre metodologia científica e tecnologia educacional3. Essas referências estão disponíveis em diversas plataformas acadêmicas e sites especializados, como Google Scholar, Academia.edu e em blogs pessoais do próprio professor123.