02 ANTENA MORGAIN

(c)1998 Professor Angelo Antonio Leithold

Alguns chamam-na de ''antena moregain''. Consiste numa antena

Devida sua construção tem banda larga para HF, apresentou um comportamento semelhante a um dipolo dobrado com terminador resistivo. Assim, não se pode dizer que a antena morgain é ressonante, pois corridas as bandas, ela apresentou emissão em diversas frequências. Ao ser utilizado um balun de ferrite quatro por um, apresentou um menor ''espalhamento'' e sua impedância característica ''tendeu'' para 50 ohms em 40 m e aproximadamente 50 Ohms em 80 m, o rendimento sempre foi menor que o dipolo de meia onda, em qualquer configuração utilizada. Os fios que a compõe, a assemelham a um dipolo dobrado, podem ser de cobre ou aço inoxidável (O funcionamento foi muito semelhante). A distância entre os fios foi em torno de um centésimo do maior comprimento de onda utilizável, semelhante à antena T2FD, também não ressonante. O rendimento observado em medidor de campo foi 33% aproximadamente menor que uma antena dipolo comum.

Em 40 metros foi calibrada conforme gráfico acima, seu comportamento foi semelhante à uma antena não ressonante, veja aqui o comportamento aproximado. Em 80 m seu comportamento foi semelhante às antenas dipolo encurtado para este comprimento de ondas, tendo um rendimento 50% inferior ao dipolo convencional de meia onda.

Medidas sugeridas, antes de iniciar a calibração.

CONCLUSÃO

A utlização da antena Morgain é in teressante para quem não dispões de espaço e não faz qustão do maior rendimento possível. É uma antena de recepção silenciosa e que permite um bom rendimento, mesmo na transmissão, apesar de em 80 metros se comportar como um dipolo encurtado. Fisica e matematicamente, até onde foram feitos experimentos no laboratório de PY5AAL, nenhuma antena multibanda até o presente momento, apresentou rendimento superior às antenas monobanda.

BIBLIOGRAFIA

Página do Professor Angelo Antonio Leithold sobre ''eletromagnetismo''