Strassbour_port

In memoriam: Margarita Alonso Porta

Texto publicado por Anne P. na revista da

Association des Ingénieurs de Chimie Strasbourg


Com uma profunda tristeza anunciamos a perda num acidente de Margarita Alonso, figura inesquecível da promoção 2000 da ECPM.

Depois de cursar estudos de Química na Universidade de Barcelona, Margarita ingressa na ECPM em setembro de 1997 e contribui para ampliar a comunidade espanhola da escola.

Margarita torna-se rapidamente a mais francesa dos espanhóis da escola.

O seu sotaque é quase perfeito, participa ativamente no fim de semana de integração e depois envolve-se em numerosas atividades da escola. Dá aulas de espanhol aos principiantes, reanima o grupo de música com a sua flauta transversal, participa na organização das TIC, mais como animadora do que como desportista, e, sobretudo, anima os serões da escola com o seu bom humor e o seu gosto pela festa.

Como uma estrasburguesa adotiva, aprende alemão na escola, desloca-se sempre de bicicleta e enfrenta o frio sem grande dificuldade com uma boa parka. Não tem medo de nada e realiza o seu primeiro nível (“étage”) na Alemanha. Mais tarde, o segundo “étage” em Cambridge e o terceiro e último em Rhodia, Lyon, quando me torno sua companheira de apartamento e sua amiga para sempre.

Apaixonada por França, começa a sua carreira profissional no sul, em S. Martin de Crau, onde trabalha numa pequena PME, filial de Asahi, colaborando em todos os serviços, desde a R&D ou o marketing, passando pela direção de uma equipa.

Depois, Espanha recruta-a para Bilbau, para a empresa Guzmán, um distribuidor de produtos plásticos, onde permanece dois breves anos, antes de ser admitida pela Solvay em 2006.

Entra como comercial para a divisão Solvay Advanced Polymers e reencontra-se com grande satisfação com a cidade de Lyon, que ela adora. Percorre a Europa, de Bruxelas a Lisboa, e descobre com paixão a sua nova atividade profissional em colaboração com o seu colega técnico Jacques G., que ela recordará sempre com gratidão. Margarita converte-se num alto potencial na Solvay.

Sente a paixão de viajar e em 2008 “exila-se” por três anos em Atlanta (EUA), no departamento de Marketing. É a descoberta dos grandes espaços e do “american way of life”, a que se adapta muito rapidamente.

Em maio de 2011, regressa à Europa, como responsável de marketing global, com base em Milão, onde aprende sem dificuldade o seu sexto idioma: o italiano.

Margarita partiu cedo de mais, no passado dia 11 de agosto, num trágico acidente de automóvel, durante as suas férias em Espanha, perto da sua aldeia, onde ela recobrava forças todos os anos, junto da família e dos amigos da infância.

Todos os que tiveram a oportunidade de a encontrar no seu caminho recordarão a sua simpatia, a explosão do seu riso, o bom humor, a gentileza, os serões da ECPM e, para os mais íntimos, as suas deliciosas tortilhas. Sentíamos um grande prazer, as duas, em recordar os bons tempos da ECPM e estávamos decididas a ir juntas à ECPM em 2013 (após várias tentativas falhadas) para voltar a encontrar-nos com os alunos, partilharmos com eles as nossas experiências e dar alguns conselhos úteis aos jovens engenheiros que saem da escola.

Reiteramos, com enorme emoção, as nossas sinceras condolências à sua família, aos pais, ao irmão e à irmã mais nova. Demos-lhes a força e a coragem para superar esta terrível prova que a vida nos impôs.

Margarita, descansa em paz.

Nós nunca te esqueceremos.

Anne P.

Volver