Os “nossos” (de Margarita e meus) mapas interativos são utilizados todos os dias por milhares de alunos de toda a Espanha e do “vasto mundo" para aprender geografia.
A milha filha Margarita ajudou-me no desenho e na elaboração destes mapas ao longo dos anos.
Todo o design gráfico – cores, fontes, corpos, disposição dos elementos no ecrã – é contributo seu, assim como inúmeras ideias e sugestões sobre outros aspetos e pormenores.
Recebi muitos e belos e-mails de condolências pela morte da minha filha, provenientes de todas as partes de Espanha e de todo o mundo.
De entre todos escolhi o seguinte, enviado por um professor que usa “os nossos mapas” com os seus alunos, para o reproduzir aqui, com a sua autorização.
24/05/2013
Estimado Sr. Alonso:
O meu nome é A. F. e sou professor do Ensino Secundário da área de Ciências Sociais. Desde há vários anos que utilizo os seus mapas Flash como recursos indispensáveis para ensinar Geografia aos alunos do primeiro ciclo, sendo o exame a elaboração dos ditos mapas (além das perguntas teóricas).
Hoje entrámos na sua página, e li sobre a trágica morte da sua filha Margarita. Lembrava-me do acidente, mas não sabia que uma das envolvidas era sua filha. Estou profundamente comovido (asseguro-lhe que as lágrimas humedeceram os meus olhos) com a notícia. No fundo, o senhor é uma espécie de meu amigo e, graças à sua generosidade e trabalho, as minhas aulas são mais divertidas.
Manifesto-lhe o meu mais sincero pesar, e quero que saiba que neste momento a sala de computadores está em festa, já que os alunos estão a praticar com os seus mapas, e pelo que li também da sua filha Margarita...
Graças ao seu esforço é tudo mais aprazível e didático. Os risos inundam a aula... Não foi trabalho em vão, meu caro Enrique.
Diz que Margarita é uma estrela, a mais bonita do céu. Neste momento, está a iluminar também o sorriso destes alunos.
Obrigado, professor Alonso. Envio-lhe forças para poder continuar nos seus afazeres diários...
A sua filha ilumina-o a si e à sua família com a energia suficiente para que sigam em frente.
A.F