Direitos autorais são importantes?

Direitos autorais são tão importantes assim? Por quê?

Sim, são importantes. Os direitos autorais estimulam a atividade criativa, pois os autores sabem que depois receberão o retorno financeiro de suas obras. Não sou contra os direitos autorais, eles são bons.

Mas no caso da Bíblia, isso traz inconvenientes. Um exemplo disso ocorreu com o projeto SWORD. O SWORD é um projeto que favorece o desenvolvimento de programas de estudo bíblico de forma gratuita. Eles tentaram entrar em contato com a Sociedade Bíblica do Brasil para obter permissão para disponibilizar algumas de suas traduções da Bíblia para o português. A SBB não permitiu (mesmo tendo a possibilidade de os módulos das traduções serem postos à venda, e não gratuitos). O mesmo vale para as outras detentoras de direitos autorais de traduções bíblicas para o português. Por isso, o projeto SWORD infelizmente ainda não tem nenhuma (!) tradução da Bíblia em português para fornecer, exceto a Bíblia Livre.

Eu sei que eles têm todo o direito de fazerem isso, que eles fornecem bíblias impressas a um custo muito baixo, e que o dinheiro faturado é utilizado para pagar os tradutores, manter as comissões permanentes de revisão, gráficas, estruturas administrativas, custear traduções para línguas indígenas, sustentar projetos sociais etc. Mas mesmo assim, sou da opinião de que pelo menos uma tradução da Bíblia para todo idioma deve estar acessível a todos gratuitamente.

Outra razão dos direitos autorais é evitar a modificação da obra, tal como versões deturpadas da Bíblia. Mas para isso bastaria utilizar uma licença livre que impedisse obras derivadas, como algumas licenças Creative Commons. Mas parece que o interesse de muitos em manter direitos autoriais é realmente o lucro.