E-mail: ap37frutagua@gmail.com; Site Oficial: https://sites.google.com/site/ap37frutagua/
Site Frutágua Brasil: https://sites.google.com/site/frutaguabrasil/ ; Blog: https://frutagua.blogspot.com.br/
PROJETO FRUTÁGUA - Sede: Rua Três, 4, Cocal, cep 29105-730, Vila Velha-ES, Brasil, Tel 27 99653-0338
DEPOIMENTO DE JAMIL BAPTISTA ALMEIDA SILVEIRA SOBRE A ASSOCIAÇÃO PROJETO 37 FRUTÁGUA
Desde 1984 que venho lutando com esse Projeto. Editei revistas, livros, criei muitos Sites Google, criei Blog, tenho em uso quase todas as Rede Sociais, e, fiz muita divulgação, tanto através do papel, quanto através da Internet.
Investi meu tempo, apliquei muitos recursos próprios e abandonei outros projetos em minha vida, pois, aposentei em 1992 aos 53 anos de idade, com disposição suficiente para ingressar em uma Universidade e fazer um novo curso superior e conseguir outra ocupação remunerada. Em 16 de março de 2020 completei 82 anos de idade, pois nasci em 1938.
Poderia, também, ter optado por um empreendimento próprio, e ajudar mais a meus familiares naquilo que fosse do meu alcance e da minha capacidade. Cheguei mesmo a passar, e ainda às vezes passo, por crises sociais, financeiras e outras mais, por conta de minha ocupação nesse Projeto. Não obstante, graças e bênçãos vêm aos montes, ajudando na superação e oferecendo ânimo e coragem para dar novos passos e enxergar novos horizontes.
Por outro lado, tenho recebido muito apoio de parentes próximos, e são eles que promovem os eventos que preparo e dão apoio às minhas iniciativas. Estou ciente de que é desafiador mobilizar a sociedade, para conseguir benefícios que possam servir a todas as classes sociais. Contudo, não posso deixar de relatar que recebi também muitos apoios, de pessoas amigas, e de pessoas que apenas me viram pela primeira vez.
Não quero apresentar uma máscara de "descobridor de solução" para os grandes problemas da humanidade, sobretudo os relacionados ao alimento saudável e à água potável. Mas um empreendimento como esse, desprovido de interesse pessoal ou de grupos, por certo terá que passar por muitas provas, chegando ao destino final, talvez muito machucado, porém com medalhas suficientes para todos que participaram dessa grande competição, seja com recurso, seja com serviço ou de outra forma.
Como aposentado, sempre imaginei que haverá horizontes pela frente, e, firme em Deus, marcho em frente com muita esperança ...
Continuo com a expectativa de ver, pelo menos em alguns lugares, a implantação da Parceria desse Projeto, onde a Associação, a Representante, a Patrocinadora, a Instituição de Ensino, a Estudante, a Voluntária, a Proprietária de Terra, e a Semeadora trabalhando juntas, poderão beneficiar a todos.
Nenhum empreendimento cresce sozinho, isto é, sem a participação da sociedade. Por isso, espero muito pela hora em que as pessoas, tomando gosto por esse Projeto, comecem a participar, e aí os resultados irão falar por si mesmos.
A fome e a desnutrição, além de ser muito dolorosas, acarretam outros sofrimentos nas pessoas, tais como doenças, dificuldades para o trabalho, desinteresse pelas coisas e pouca crença no futuro.
Estamos acostumados com alimentos industrializados e com aqueles produzidos em larga escala como o arroz, o feijão e a farinha. Alimentos esses que só podem ser adquiridos com poder aquisitivo suficiente.
Sabemos que uma pessoa deve consumir, em média, um quilo de alimento por dia, de modo que o suprimento da alimentação tendo uma parte com frutas, além de ser melhor para a saúde, podem ser adquiridos com mais facilidade e menos custos.
Imaginamos as propriedades rurais e urbanas com todos os espaços que hoje estão ociosos, apresentando, em breve, um Reflorestamento Frutífero, ocupando todos esses espaços. Estudos científicos apontam que se fossem ocupados todos os espaços possíveis do planeta com árvores, teríamos cerca de 1,2 trilhão de árvores, um número 4 vezes maior do que a totalidade de árvores que vivem na floresta amazônica, ou seja, 300 bilhões. O Projeto Frutágua tem previsão de plantar e manter 281 bilhões de árvores frutíferas pelos cálculos de 2020, próximo dos 300 bilhões calculados acima. Em atenção a essas realidades, o Projeto Frutágua espera de todos o apoio a essa causa.
Com todos os cuidados que procuro ter com esse Projeto, sinto que as pessoas ainda não o conhecem suficientemente, ou também, podem imaginar que isso é uma ilusão, pois, como podemos esperar um Reflorestamento Frutífero que vai beneficiar todos, se a maioria das terras estão nas mãos de poucos?
E assim tem acontecido que, por mais que peço Patrocínio, não tenho recebido apoio, talvez porque as pessoas pensam que esse Projeto não tem credibilidade ou até que foi inventado para aplicar um golpe. Mas, espero que com o passar dos tempos as pessoas irão percebendo que o Projeto tem credibilidade, e, mais do que isso, é necessário para todas as classes sociais.
Todos nós estamos acostumados a dar esmola, fazer doação para instituições, participar de campanhas solidárias e assim por diante, mas a causa das necessidades continua, porque no Sistema Mercantilista a produção é para a parte, enquanto que no Sistema Solidário a produção é para o todo.
Isso não quer dizer que o Sistema Mercantilista deva ser substituído pelo Sistema Solidário, mas que esses dois Sistemas podem andar juntos, e, dessa forma não haverá necessitados, ou seja, pessoas que precisam pedir para manter sua sobrevivência.
Sei que não é pelo tamanho do valor que as pessoas deixam de oferecer sua contribuição a esse Projeto. Devo destacar que, de todos os segmentos que compõem o Sistema de Parceria dessa Associação, a única pessoa convidada para contribuir com recurso financeiro é a Patrocinadora. Quanto as demais, duas, Representante e Semeadora, são convidadas para prestar serviço, recebendo remuneração; três, Instituição de Ensino, Estudante e Voluntária são convidadas para dar apoio ao Projeto, com distribuição de Sementes, sem receber remuneração por esse apoio; e, uma pessoa, Proprietária de Terra, é convidada para autorizar o plantio em sua localidade, recebendo as benfeitorias realizadas na Propriedade através do Reflorestamento, dos frutos produzidos e da melhor valorização de seu Patrimônio. Todo esse conjunto de segmentos sociais age em favor da humanidade que recebe os benefícios em forma de água, alimento e clima estável, com sustentabilidade.
A Patrocinadora, que pode ser Pessoa Física ou Jurídica, é que impulsiona o Projeto, uma vez que é através do recurso financeiro que os demais segmentos completam as atividades e o Projeto avança em suas conquistas.
Nesse cenário dá para imaginar que existe uma luz no fim do túnel, e que não sou eu quem vai resolver isso. O tempo, a necessidade e a conscientização é que vai chegar até às pessoas para despertar nelas o desejo de participar, e que um pouco de cada um é que vai fazer o resultado acontecer.
Então, Senhores e Senhoras, apoiando esse Projeto nós estamos beneficiando a nós mesmos e às outras pessoas também.
Vila Velha-ES, 30 de Abril de 2006, data de criação do Projeto Frutágua.
23 de Março de 2020, data de atualização.