PROJETO FRUTÁGUA
E-mail: ap37frutagua@gmail.com; Site Oficial: https://sites.google.com/site/ap37frutagua/
Site Frutágua Brasil: https://sites.google.com/site/frutaguabrasil/ ; Blog: https://frutagua.blogspot.com.br/
PROJETO FRUTÁGUA - Sede: Rua Três, 4, Cocal, cep 29105-730, Vila Velha-ES, Brasil, Tel 27 3114-3738 / 99653-0338
ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO FRUTÁGUA
Para desenvolver suas atividades o Projeto Frutágua criou um Sistema de Parceria com a participação de: Associação, Representantes, Banco de Sementes e Mudas de Árvores Frutíferas, Apoiadoras, Órgãos Públicos, Instituições de Ensino, Proprietárias de Terras Rurais e Urbanas, Semeadoras Rurais e Urbanas, Estudantes e Voluntárias.
Estrutura de Organização do Projeto Frutágua
Comentários
05/09/2020: De acordo com o Artigo 3º , Parágrafo 2º, do Estatuto Social do Projeto Frutágua, o termo Parceria faz referência a órgãos públicos, mas não impede de fazer Parceria, também, com Pessoas Físicas e Jurídicas e outros segmentos.
08/09/2020: Como podemos observar, nesse item 1-Sistema de Parceria o Projeto Frutágua considera como Parceiros, todos os participantes descritos nesse item, e, é esse conjunto de participantes que faz o Projeto alcançar seu objetivo, pois, a Associação depende da Representante; a Representante precisa gerenciar o Banco de Sementes e Mudas de Árvores Frutíferas; o Banco de Sementes e Mudas de Árvores Frutíferas realiza pesquisa, distribui sementes e mudas e ajuda as Semeadoras naquilo que elas precisam; As apoiadoras são o sustentáculo do Projeto, ou seja, dá recurso para o Projeto desenvolver; Os órgãos públicos são setores dos governos que oferecem recurso por meio de Parcerias; As instituições de ensino incentivam a classe estudantil para oferecer sementes e também recursos ao Projeto; As proprietárias de terras rurais e urbanas são parceiras fundamentais, para permitir o plantio em suas propriedades, uma vez que o Projeto não possui terra. E mesmo que possuísse, não resolveria todo o plantio necessário, conforme prevê esse Projeto, a não ser que o Projeto Frutágua fosse dono de todas as propriedades de terra do mundo, ilusão de pensamento; As semeadoras rurais e urbanas são as ferramentas do plantio e da manutenção das árvores; As estudantes participam oferecendo sementes e recursos, e, por fim, as Voluntárias, que são pessoas que podem ajudar o Projeto Frutágua em qualquer área. Como vimos, o Projeto Frutágua não trabalha sozinho, pelo contrário, apenas incentiva e apresenta os caminhos que precisam ser percorridos para que os resultados sejam alcançados, através dos parceiros, que realizam cada um, sua parte.
A Associação administra, as Representantes gerenciam, O Banco de Sementes e Mudas de Árvores Frutíferas produz e distribui sementes e mudas, as Apoiadoras oferecem recursos, Os Órgãos Públicos fazem Pareceria com a Associação, as Instituições de Ensino apoiam através de Estudantes, as Proprietárias de Terras autorizam o plantio em suas terras, as Semeadoras realizam o plantio e a manutenção das árvores, as Estudantes doam sementes e as Voluntárias podem ajudar em qualquer área.
12/09/2020: Neste item 2, que trata da Atribuição de cada participante da Parceria, está praticamente explicada a forma como cada uma das partes dessa Parceria atua. Portanto, achamos melhor não apresentar mais detalhamentos sobre esse item, uma vez que, no item 3 abaixo, são apresentadas as Atribuições com mais detalhamento.
3. Parceria
PARCERIA ADMINISTRATIVA DA
ASSOCIAÇÃO PROJETO 37 FRUTÁGUA - AP37F
A Parceria é um conjunto de Ações Administrativas, desenvolvidas por meio de suas participantes, que atuam cada uma em suas atividades, e que fazem o Projeto desenvolver, conforme descrito abaixo: O tratamento pronominal das funções exercidas pelas pessoas participantes da Parceria está no feminino, em relação à própria palavra Pessoa. Exemplo: Pela Gerenciadora = Pela pessoa gerenciadora.
12/09/2020: Esse Parágrafo dispensa comentários, porque é uma apresentação do Título referente ao assunto.
ATRIBUIÇÕES DE CADA PARTICIPANTE DA PARCERIA
3.1 - ASSOCIAÇÃO
A Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F, também conhecida por Projeto Frutágua, Administra o Projeto em todos os lugares do Mundo por meio da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo. Contrata Gerenciadoras e Servidoras para ajudar na Administração e no Gerenciamento desse Projeto. Distribui os Recursos conseguidos de acordo com seu Estatuto Social e seu Regimento Interno.
12/09/2020: O item 3.1 sintetiza todo o Projeto Frutágua, tendo em vista que o Estatuto Social e o Regimento Interno são os dois pilares de sustentação desse Projeto. Contudo, para esse Projeto ser desenvolvido, a participação efetiva de seus membros e a atuação de Gerenciadoras e Servidoras é que fazem tudo acontecer, pois, mobilizar a população por essa Causa é uma tarefa difícil, que exige perseverança, determinação e trabalho.
3.2 - REPRESENTANTES
As Representantes ajudam no Gerenciamento do Projeto, sob a supervisão da Associação e da escala hierárquica entre as Representantes, em sua Área de Atuação, nos Municípios, Estados e Países.
São as Pessoas Credenciadas pela Associação, como MEI - Micro Empresária Individual ou outra denominação empresarial, que convidam Pessoas Físicas e Jurídicas para participar desse Projeto de acordo com esse Sistema de Parceria.
A Associação criou três modalidades de Representantes:
Representantes de País - são credenciadas e supervisionadas pela Associação. Essas Representantes de País São Pessoas Físicas que adquirem um CNPJ e se transformam em Empresas, para gerenciar a Representação de País, credenciar e supervisionar as Representantes Estaduais, juntamente com a Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F;
Representantes de Estado - são credenciadas e supervisionadas pela Representante de País, juntamente com a Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F. Essas Representantes de Estado São Pessoas Físicas que adquirem um CNPJ e se transformam em Empresas, para gerenciar a Representação Estadual, credenciar e supervisionar as Representantes Municipais, juntamente com a Representante de País e a Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F.
Representantes de Município - são credenciadas e supervisionadas pela Representante de Estado, juntamente com a Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F. Essas Representantes Municipais São Pessoas Físicas que adquirem um CNPJ e se transformam em Empresas, para gerenciar a Representação Municipal, credenciar e supervisionar as Semeadoras Urbanas, juntamente com a Representante de Estado e a Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F. As Representantes Municipais, que também exercem o cargo de Semeadoras Urbanas, convidam Pessoas Físicas e Jurídicas para Participarem desse Projeto como: Apoiadoras, Órgãos Públicos, Instituições de Ensino, Empresas, Estudantes, Voluntárias, Proprietárias de Terras ou Pessoas por elas indicadas.
3.3 - APOIADORAS QUE ADOTAM ÁRVORES
São as Pessoas Físicas e Jurídicas que Adotam Árvores, mensalmente, pelo valor de R$0,56 na moeda de 2020, por cada Árvore Frutífera que quiser Adotar. Considerando que o Projeto prevê a necessidade de 37 Árvores Frutíferas por cada pessoa, o valor Básico e Padrão da Adoção de Árvores, por Pessoas Físicas e Jurídicas, é calculado assim: 37 x 0,56 = R$21,00 com arredondamento, por mês, para Adotar 37 Árvores Frutíferas. Fica a cargo das Pessoas Físicas e Jurídicas fazer a contribuição que melhor lhes possa parecer, ou seja, adotando um número maior ou menor de Árvores, de acordo com sua programação.
O gerenciamento desse Plano de Adoção é feito pelo Site https://sites.google.com/site/frutaguabrasil/ onde as Apoiadoras de Adoção de Árvores são divulgadas comercialmente com o próprio nome, ou com o nome de de Fantasia, ou ainda com o nome de Voluntária, se não quiser ter a divulgação com o próprio nome. Além de ser divulgada no Site, a Patrocinadora que adota árvores frutíferas recebe um Certificado de Responsabilidade Social e Ambiental, da Associação.
As contribuições são realizadas por meio de operações bancárias, tais como: Débito Automático, Depósito, Transferência ou outra modalidade, na Agência 3025 Operação 013 Conta 3827-6 da CEF - Caixa Econômica Federal, ou das Casas Lotéricas. Conta essa que está em nome da Associação Projeto 37 Frutágua - AP37F, para segurança de todos.
3.4 - INSTITUIÇÕES DE ENSINO/EMPRESAS/ESTUDANTES/VOLUNTÁRIAS
As Instituições de Ensino participam desse Projeto incentivando a Classe Estudantil a participar também, e, recebendo Sementes de Árvores, doadas pelas Estudantes e Voluntárias, e envia essas sementes para o Banco De Sementes e Mudas. Estima-se que 5% da Humanidade trabalha nas Instituições de Ensino, e, 30% são Estudantes e Funcionárias de Empresas. Da mesma forma que as Estudantes e Voluntárias participam, a Associação pede que as Funcionárias de Empresas também participem da mesma forma.
3.5 - SEMEADORAS RURAIS E URBANAS
As Semeadoras Rurais são as Proprietárias de Terras Rurais que realizam o Plantio por elas mesmas, ou autorizam Pessoas de Sua Confiança, que fazem o Plantio e a Manutenção das Árvores em suas Áreas de Atuação. Recebem Sementes e Mudas, do Banco de Sementes e Mudas, de Espécies não encontradas em suas localidades, inclusive de Árvores não Frutíferas, diversificando o Reflorestamento. São remuneradas pela Associação, por cada Árvore existente em sua Área de Atuação, conforme está no Regimento Interno da Associação. As Semeadoras Urbanas são as Representantes Municipais do Projeto que acumulam essa função em suas Áreas de Atuação e são nomeadas pela Associação para realizarem o Plantio e Manutenção das Árvores, com a autorização e participação das Proprietárias de Terras Urbanas, do mesmo modo das Semeadoras Rurais. O Reflorestamento cresce na medida que os recursos forem suficientes para remunerar cada Árvore, mensalmente, sob os cuidados das Semeadoras.
3.6 - BANCO DE SEMENTES E MUDAS DE ÁRVORES
O Banco de Sementes e Mudas de Árvores é um local onde as sementes são armazenadas, e também plantadas, para pesquisas, e envio às Semeadoras Rurais e Urbanas, de espécies frutíferas e não frutíferas, que em suas regiões não são encontradas. Os Bancos de Sementes e Mudas são supervisionados pela Associação Projeto 37 Frutágua - AP37F, e, gerenciados pelas Representantes Municipais. Os Bancos de Sementes e Mudas Realizam pesquisas, preparam mudas e enviam para as Semeadoras através dos Correios ou de outra forma, tudo com os recursos recebidos para esse fim. A previsão é de edificar um Banco por cada Município, no Brasil, e em outros Países, na medida em que esse Projeto for alcançando seus resultados.
Atenciosamente
Associação Projeto 37 Frutágua-AP37F
PROJETO FRUTÁGUA