Projetos científicos

2022-2023: Projeto Skills 4 Pós-COVID - Projeto Competências para o futuro no Ensino Superior

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: POCH-02-53I2-FSE-000029

Coordenação: Rúben Alves 

Entidade executante: Universidade de Aveiro

Fonte de financiamento: Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano - POCH

Financiamento UA: 311.984,65 euros

Objetivo: Melhoria da qualidade, da eficiência e do acesso ao ensino superior e equivalente, com vista a aumentar os níveis de participação e de habilitações, particularmente para pessoas desfavorecidas.

Principais produtos/resultados: Este projeto inclui iniciativas especialmente dedicadas ao desenvolvimento do objetivo estratégico 3 definido no quadro da Aveiro Alliance (Transformar as práticas de ensino e aprendizagem da UA), prevendo-se o reforço do Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro (PT-UA) e o desenvolvimento de atividades de promoção de competências críticas para o sucesso (Competências Científicas Básicas e Competências Pessoais/Transferíveis). O projeto é complementar a outros projetos que visam a melhoria do ensino e aprendizagem na UA, nomeadamente o projeto Aveiro Education and Social Alliance, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência e um outro igualmente financiado pelo Programa Operacional do Capital Humano.

URL: https://www.ua.pt/pt/projetos-id/1287

2022-2023: Projeto Competências para o futuro no Ensino Superior

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: POCH-02-53I2-FSE-000022

Coordenação: Rúben Alves 

Entidade executante: Universidade de Aveiro

Fonte de financiamento: Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano - POCH

Financiamento UA: 998.946,61 euros

Objetivo: Melhoria da qualidade, da eficiência e do acesso ao ensino superior e equivalente, com vista a aumentar os níveis de participação e de habilitações, particularmente para pessoas desfavorecidas. O projeto reforça as iniciativas aprovadas e em curso no âmbito das medidas Impulso Adultos e Impulso Jovens STEAM, prevendo atividades enquadradas nos 3 dos 4 objetivos estratégicos da iniciativa Aveiro Education and Social Alliance.

Principais produtos/resultados: i) Organização de eventos de auscultação dos parceiros para diagnóstico de necessidades e diferentes estudos sobre componentes relevantes no processo de melhoria do ensino e aprendizagem. ii) Capacitação de formadores e o desenvolvimento de um programa de capacitação para Diretores de Curso são atividades previstas. iii) Desenvolvimento de conteúdos online para iniciação às atividades de docência. iv) Produção de recursos pedagógicos. v) Apoio à investigação sobre as práticas pedagógicas são outras atividades incluídas. vi) Promoção do programa já em curso Ser+, para desenvolvimento de competências transversais dos estudantes.

URL: https://www.ua.pt/pt/projetos-id/1192

2022-2023: Projeto Form@tive4STEAM - Formação ativa de professor@s e futur@s professor@s para uma Educação STE@M

Função:  Coordenadora (comprovativo aqui)

Referência: RE-C06-I03

Coordenação: Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos  

Entidade executante: Universidade de Aveiro

Fonte de financiamento: Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano - POCH

Financiamento UA: 329.418,37 euros

Objetivo: Projeto de promoção de Educação STE@M em ambientes de ensino e de aprendizagem ativos e flexíveis. Programa de formação contínua de professores organizado em micromódulos, sobre metodologias de ensino e de aprendizagem ativas com enfoque na Educação STEAM enquadrada em ODS.

Principais produtos/resultados: i) Conceção, dinamização e avaliação de um programa de formação sobre “Metodologias ativas e ambientes flexíveis e criativos para uma educação STE@M”. ii) Concepção, criação, dinamização e avaliação de um ambiente flexível de aprendizagem “Form@tive STE@M Studio”. iii) (Re)estruturação e continuidade do projeto Form@tive (prémio de inovação pedagógica da UA 2020/2021) - formação inicial. iv) Criação de um clube de monitores STE@M.

2018-2022: Projeto MOSPOS - Monitorizar o sucesso para o sucesso

Função:  Coordenadora (comprovativo aqui)

Referência: Procedimento AD/48/2017.

Coordenação: Ana V. Rodrigues  

Entidade executante: Universidade de Aveiro (DEP & CIDTFF)

Fonte de financiamento: Centro 2020, Portugal 2020, EU -CIM Médio Tejo (Medida 3.15 do PEDIME I)

Financiamento UA: 50.000,00 euros

Objetivo: Avaliação do desenvolvimento global das ações relacionadas com o Programa Intermunicipal de Promoção da Cultura Científica Experimenta + Ciência do PEDIME, englobando a avaliação ao nível das práticas dos professores e ao nível do sucesso dos alunos nas disciplinas de ciências.

Principais produtos/resultados: i) Identificação dos resultados escolares dos alunos a nível das disciplinas de ciências (avaliação interna e externa). ii) Caracterização das perceções dos alunos sobre o seu processo de ensino e de aprendizagem nas disciplinas de ciências. iii) Identificação de práticas de ensino experimental das ciências em contexto formal na CIM Médio Tejo no desde os primeiros anos. vi) Caracterização das instalações, recursos e equipamentos para o ensino experimental das ciências.

2019-2022: Projeto Monitorização das ações de combate ao insucesso escolar

Função: Coordenadora (comprovativo aqui)

Referência: 71700000-5 Serviços de Controlo e Monitorização.

Coordenação: Ana V. Rodrigues  

Entidade executante: CIDTFF & UNAVE

Fonte de financiamento: Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, Portugal 2020, EU |Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha (M2.41 PEDIME I)

Financiamento UA: 8.150,00 euros

Objetivo: Avaliação do desenvolvimento das ações relacionadas com o Programa Experimenta + Ciência do Centro Integrado de Educação em Ciências, no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção da Cultura Científica PEDIME Médio Tejo, englobando a avaliação ao nível das práticas dos professores e ao nível do sucesso dos alunos nas disciplinas de ciências.

Principais produtos/resultados: i) Identificação dos resultados escolares dos alunos a nível das disciplinas de ciências (avaliação interna e externa). ii) Caracterização das perceções dos alunos sobre o seu processo de ensino e de aprendizagem nas disciplinas de ciências. iii) Identificação de práticas de ensino experimental das ciências em contexto formal no Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha desde os primeiros anos. iv) Caracterização das instalações, recursos e equipamentos para o ensino experimental das ciências. v) Identificação do envolvimento dos pais e restante comunidade educativa nas atividades. 

2018-2022: Projeto RED: Desenvolvimento de Recursos Educativos Digitais para o 1.º CEB

Função:  Coordenadora institucional (comprovativo aqui)

Referência: POCH-04-5267-FSE-000124

Coordenação: Ana V. Rodrigues  

Entidade executante: Consórcio: Direção Geral da Educação (Coord.); Universidade de Aveiro; Universidade Nova de Lisboa; Instituto Politécnico de Setúbal; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Fonte de financiamento: POCH - Programa Operacional Capital Humano do Fundo Social Europeu na tipologia de operação Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar

Financiamento global: 790.609,89 euros

Financiamento UA: 45.290,00 euros

Objetivo: Produção de recursos educativos digitais abertos para uso autónomo dos alunos em computadores, smartphones e tablets incidindo nas áreas curriculares de Ciências Experimentais e Português do 1º ciclo do ensino básico. Produzidos por especialistas em didática e em multimédia, estes recursos têm um carácter lúdico, interativo e multinível, valorizando o envolvimento emocional e a progressão das aprendizagens ao ritmo de cada aluno.

Principais produtos/resultados: Foram desenvolvidos recursos para 8 temas de ciências com enquadramento concetual e curricular, num total de: 73 propostas de atividades e respetivos registos para os alunos; 33 vídeos dicas; 11 infografias digitais animadas; 28 infografias estáticas; 3 podcasts; 4 jogos digitais interativos;  10 jogos analógicos; 5 vídeos maker; 92 atividades de avaliação; e  73 Grelhas / Rúbricas de avaliação em formato editável. Todos estes recursos estão organizados num website com área de alunos e professores e estão em formato aberto, garantindo a acesso gratuito a todos. 

URL: https://erte.dge.mec.pt/reds-1ceb

2018-2019: Projeto “Desenvolvimento e produção de Recursos de Apoio à Mudança de Prática de Ensino Experimental das Ciências – RAMPEEC I”  

Função:  Coordenadora (comprovativo aqui)

Referência: S-DGE/2018/1848

Coordenação: Ana V. Rodrigues  

Entidade executante: Consórcio UA & DGE (Protocolo CIMT, DGE e UA) [PDF]

Fonte de financiamento: Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, Portugal 2020, UE | CIM Médio Tejo - PEDIME I

Financiamento UA: 22.250,00 euros

Objetivo: Desenvolvimento  de um conjunto de atividades para a promoção do sucesso educativo e redução do abandono escolar, onde se inclui: generalizar o acesso ao conhecimento científico desde os primeiros anos de escolaridade; promover o desenvolvimento de capacidades de pensar problemas através da estimulação precoce proporcionada por jogos metacognitivos; proporcionar a todos os alunos do pré-escolar o primeiro contacto com os suportes digitais e tecnologias, orientada para p desenvolvimento de competências.

2014-2015: Projeto Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português

Função:  Coordenadora (comprovativo aqui)

Referência: FCT/8226/187972014/S processo 138/ID/2014.

Coordenação: Ana V. Rodrigues 

Entidade executante: Universidade de Aveiro (DEP&CIDTFF); Escola Superior de Educação de Coimbra; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Fonte de financiamento: FCT (Concurso Partilha e divulgação de experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português)

Financiamento UA: 1.500,00 euros

Objetivo: Identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências (PIEC).  

Principais produtos/resultados: i) Capítulo de livro; ii) Organização das Jornadas "Partilha de Práticas de Educação Formal e Não-Formal em Ciências"; iii) Comunicação oral em Congresso, iv) Criação de uma comunidade prática de Práticas integradas de ensino das ciências.

2014-2015: Projeto “Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior’’

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: FCT/8161/18/9/2014/S, processo 127/ID/2014.

Coordenação: Gillian Moreira (Universidade de Aveiro)

Entidade executante: Universidade de Aveiro (DEP&CIDTFF); Universidade Aberta; Universidade de Lisboa; Instituto Politécnico de Santarém; Universidade do Minho

Fonte de financiamento: FCT (Concurso Partilha e divulgação de experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português).

Financiamento UA: 4.000,00 euros

Objetivo: Contribuir para a melhoria da qualidade da formação no ensino superior através da partilha e divulgação de experiências e práticas.

Principais produtos/resultados: 5 sessões temáticas com o objetivo específico de identificar e abrir espaços de debate na rede de instituições de ensino superior criada, sobre: (i) práticas implementadas de tutoria/orientação tutorial que têm como objetivo a integração do estudante no ensino superior e a otimização do seu sucesso académico e bem-estar pessoal e social; (ii) oportunidades e competências na utilização das TIC em diferentes ambientes de aprendizagem e na criação de recursos para a realização de aprendizagens autónomas; (iii) práticas adotadas para o desenvolvimento de competências pessoais do estudante, capazes de complementarem as aprendizagens curriculares e reforçarem a empregabilidade; e (iv) abordagens pedagógicas de inclusão adotadas pelas IES face à diversificação dos públicos.

URL: https://www.ua.pt/pt/cidtff/page/23256

2013-2016: Projeto University Educators for Sustainable Development (UE4SD)

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: 540051-LLP-2013-1

Coordenação: Gideon Capile (University of Gloucestershire, UK)

Entidade executante: University of Gloucestershire, UK (Coord.); Universidade de Aveiro e mais 55 IES de diferentes países

Fonte de financiamento: EU LLP Erasmus Academic Network Project

Financiamento global: 599.742,00 euros

Financiamento UA: 6275,25 euros

Objetivo/Principais produtos/resultados: University Educators for Sustainable Development (UE4SD) is a project that brings together 55 partners (mainly universities) from 33 countries across Europe and beyond to rethink the higher education curriculum to address sustainable development. The 3 year-project, funded by the European Commission under the Lifelong Learning Programme – Erasmus Academic Networks, will focus on linking Education for Sustainable Development and the drive to improve quality in higher education generally. UE4SD will seek to innovate academic practice and curriculum by creating opportunities for university educators to develop professional competences and the academic leadership capabilities linked to Education for Sustainable Development. In other words, it will support teaching colleagues, to enable them to prepare students, regardless of their courses or specialisation, to understand and apply their professional and global responsibilities in sustainability. Ultimately, it seeks to contribute to the reorientation of higher education so that it is more future facing and able to support the construction of a better world.

URL: https://ue4sd.glos.ac.uk | notícia »»»

2013-2015: Projeto “AGIRE – Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar”

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: Referência T377783477-00030493 (Ref. UA 38754) | AAC nº 08/SI/2012 – Projetos de I&DT Empresas em Co-promoção / Caderno de encargos: contrato aquisição de serviços de consultoria, ajuste direto n.º 99 a CAL/DE – 05/14.

Coordenação: Maria João Loureiro (Universidade de Aveiro, Portugal)

Entidade executante: Inovar+ (coord.) Universidade de Aveiro (Coord.) e Consórcio e-Xample (Leya, JP-Inspiring knowledge, b-bright, Globaltronic – Eletrónica e Telecomunicações S.A., entre outras empresas)

Fonte de financiamento: Fundo Estrutural FEDER, nomeadamente POFC – Programa Operacional Fatores de Competitividade, apresentado no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (SIIDT) do QREN

Financiamento UA: 86.319,61 euros

Objetivo/Principais produtos/resultados: O AGIRE é uma Plataforma Global de Gestão Escolar, integrada com um LMS-componente gestão educacional, posicionado para dar suporte à gestão da "Escola do Futuro", incorporando as necessidades de gestão do ecossistema e os avanços tecnológicos das TIC. O AGIRE dotará a Escola de uma ferramenta holística que permitirá aos "stakeholders" suportarem as suas atividades com boa experiência de utilização, sem repetição de tarefas e permitirá recolher, organizar e disponibilizar informação de operação e gestão de forma automática. O AGIRE será desenvolvido recorrendo a HTML5, os módulos comunicarão entre si através de "webservices", sendo os dados guardados em "data warehouse" que alimentará os "tableaux de board" de apoio à gestão escolar e pedagógica e pipelines da informação escolar centrada no aluno. A plataforma utilizará desenvolvimentos web 2.0, nas áreas de intercomunicação de comunidades e derivados tecnológicos, tendo acessos adaptados a "tablets" e "smartphones" e estará associada a sistemas distribuídos embutidos suportados em comunicações Ethernet, wi-fi e LTE. As funcionalidades do sistema, terão também em conta as necessidades dos países de mercados internacionais e recomendações da OCDE. O projeto tem objetivos que garantirão uma profunda evolução da arte atual, tendo sido constituído um consórcio que abrange uma importante cadeia de valor dentro da educação composto pela Inovar +,Micro I/O, Globaltronic, ASA e o Departamento de Educação da UA, saliente-se a colaboração do E-xample ACE que desenvolve um novo conceito de inovação e internacionalização do setor tecnológico do ensino, como subcontratado, e os Municípios de Lisboa, Aveiro e Lousã e o MEC, enquanto parceiros para a inovação e gestão eficiente do ensino.

URL: Não disponível. Alternativa: https://www.ua.pt/pt/cidtff/page/22875

2010-2014 - Projeto Concepção, desenvolvimento e implementação do Centro Integrado de Educação em Ciência (CIEC)''

Função:  Coordenadora institucional (comprovativo aqui)

Referência: Contrato de prestação de serviços de 1 de Julho de 2010 ao abrigo do Protocolo de colaboração entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha de 3 Julho de 2007.

Coordenação: Isabel P. Martins (Universidade de Aveiro, Portugal)

Entidade executante: Universidade de Aveiro (DEP&CIDTFF)

Fonte de financiamento: Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha 

Financiamento UA: 47.280,00 euros 

Objetivo: O projeto CIEC corporiza-se num projeto I&D que visa a criação de um espaço de educação não formal de ciências dentro de uma instituição formal, escola do 1.º CEB, bem como na criação de um laboratório de ciências especificamente desenhado para o 1.º CEB.

URL: ciec.vnb.pt | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

2010-2011: Projeto Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1.º CEB: um estudo de âmbito nacional

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: Contrato de prestação de serviços do ME-DGIDC, proposta de autorização e adjudicação n.º 1 DGIDC/DSDC/2011/197

Coordenação: Isabel P. Martins (Universidade de Aveiro, Portugal)

Entidade executante: Universidade de Aveiro (DEP&CIDTFF)

Fonte de financiamento: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular - DGIDC

Financiamento global: 46.346,30 euros

Financiamento UA: 44.000,00 euros

Objetivo: Prestação de serviços para o desenvolvimento do trabalho de acompanhamento do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do Ensino Básico.

URL: https://www.dge.mec.pt/avaliacao-do-impacte-do-programa-de-formacao-em-ensino-experimental-das-ciencias-relatorio-final

2007: Projeto "Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão”

Função:  Membro da equipa

Coordenação: Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro, Portugal)

Entidade executante: Universidade de Aveiro 

Fonte de financiamento: Financiamento programático da FCT, no âmbito do Centro de Investigação CIDTFF/UA

Objetivo: Conceção, desenvolvimento e avaliação da Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão

URL: https://www.ua.pt/pt/cidtff/sua/page/21726

2017: Projeto "La educación en sexualidad e igualdad en la formación inicial de professorado y educadores-as sociales. Análisis comparativo España, Portugal, Brasil Y Argentina" 

Função:  Membro da equipa (comprovativo aqui)

Referência: GI20174162

Coordenação: Maitê Bejarano (Universiddade de Castilla La Mancha, Espanha)

Entidade executante: Universidade de Castilla La Mancha, Espanha (Grupo GIES- Coord.); Universidade de Aveiro. Portugal; Instituto Politécnico de Coimbra; Portugal, Universidade da Câmara Argentina de Comércio Serviços, Argentina

Fonte de financiamento: Vicerrectorado de investigación y política científica. Universidad de Castilla La Mancha (UCLM) –España.

Objetivo: O projeto sobre Educação em Sexualidade e igualdade envolve Instituições de Ensino Superior com cursos de formação inicial de educadores/as, professores/as e educadores/as sociais de 4 países ibero-americanos: Portugal, Espanha, Brasil e Argentina. Pretende: 1. perceber como é que estas instituições preparam e implicam futuros professores/as e/ou educadores/as sociais quer enquanto cidadãos e cidadãs, quer no seu papel determinante na promoção de aprendizagens no âmbito da Educação em sexualidade com perspetiva de género (ESG); 2. elaborar recomendações a nível de planos de estudo, orientações curriculares e desenvolvimento de recursos didáticos de suporte a práticas educativas promotoras da abordagem integrada de diferentes dimensões da ESG.

Principais produtos/resultados: i) Comunicações em congressos internacionais; ii) Publicação de um livro; iii) Publicações em revistas internacionais.

2004-2006: Cultura científica e Educação em Ciências nos Primeiros Anos de Escolaridade

Função:  Membro da equipa

Coordenação: Isabel P. Martins

Entidade executante: UA-DEP & CIDTFF

Fonte de financiamento: Financiamento programático da FCT, no âmbito do Centro de Investigação CIDTFF/UA

Objetivo: Conceber, construir e avaliar um espaço de educação não formal de Ciências dentro de uma instituição de formação de professores promotor da Cultura científica e Educação em Ciências nos Primeiros Anos de Escolaridade.

Principais produtos/resultados: i) “Jardim da Ciência” – inaugurado a 5 de Dezembro de 2006 pela Senhora Ministra da Educação. ii) Comunicações em congressos nacionais e internacionais. iii) Publicações em atas de conferência e revistas.

URL: https://www.ua.pt/pt/cidtff/leduc/page/8640