Viver em sociedade requer condutas apropriadas para um convívio equilibrado entre aqueles que utilizam os mesmos espaços. Um exemplo claro dessa necessidade é o trânsito, local de disputas, jeitinhos e sagacidades.
O trânsito é feito de pessoas e são as nossas decisões que refletem o dia a dia nas ruas. É essencial o respeito às regras e ao compromisso coletivo de convivência. Fiquem atentos! Sigam as regras mesmo que tenham falhas nas sinalizações. Não estacione nas vagas preferenciais, não estacione em frente a portões com entrada e saída de veículos, não estacione em local proibido, não estacione na faixa amarela, não estacione na faixa de pedestres, não pare em fila dupla. Seja um exemplo de cidadania.
Fique atento!
Permitido apenas embarque e desembarque.
Cuidado onde estaciona!
Vamos todos respeitar as sinalizações de trânsito!
Visando à melhor forma de atender as necessidades de segurança e bem-estar individuais e coletivas, dentro e fora da instituição, de modo a beneficiar funcionários, alunos e comunidade, a CIPA realizou, nas últimas semanas, várias ações com foco na qualidade de vida, adequada prevenção de acidentes e proteção dos indivíduos nos vários ambientes que englobam a Fundec.
A valorização profissional acontece de várias formas, e, manter o local de trabalho adequado, oferecendo adequadas ferramentas de execução, é indispensável para a eficiente realização das atividades laborais, possibilitando assim alcançar com eficácia a missão da Instituição.
Na área administrativa, disponibilizar cadeiras ergonômicas é essencial na busca de conforto, de redução de problemas de coluna, pescoço, quadris e outras doenças ocupacionais, na prevenção de LER/DORT, entre outros fatores que propiciem bem-estar ao colaborador e ao mesmo tempo garantam saúde e segurança no local de trabalho. Mantendo essa visão, foram adquiridas e entregues aos setores SATI e TI cadeiras de trabalho apropriadas.
A equipe da biblioteca receberá suporte para teclado tipo gaveta instalada nos balcões e suporte de apoio para os pés, possibilitando assim uma postura adequada durante os atendimentos.
Considerando as áreas coletivas, foi fixada na entrada do setor administrativo e será fixada no colégio Anglo-CID uma fita antiderrapante, protegendo os usuários de possíveis escorregões e acidentes.
Quando pensamos em segurança, beneficiamos a nós mesmos e a todos que estão à nossa volta. Segurança no trabalho é atitude e responsabilidade.
A CIPA convida todos a serem adeptos e difusores desta ideia!
Conforme as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é necessário que todo colaborador realize o exame médico ocupacional periódico. A Instituição contrata uma empresa especializada na área de segurança do trabalho para atender as necessidades da Fundação relacionadas a esse assunto. A empresa presta serviços de elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), elaboração do mapa de risco, auxílio com as gestões da CIPA, e realização dos exames médicos relacionados ao trabalho (admissional, periódico, retorno ao trabalho, troca de função e demissional).
Com a obrigatoriedade da realização do exame, e com objetivo de facilitar sua realização, a médica do trabalho esteve na Instituição nos dias 10 e 17 de novembro, no período vespertino, na sala 11 do colégio Anglo-CID, atendendo aos colaboradores que estavam elencados para fazê-lo.
A realização desse exame é de extrema importância para o colaborador e para a empresa, pois possui o intuito de prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente os agravos à saúde dos trabalhadores, relacionados com o trabalho.
O exame médico periódico é uma avaliação clínica que precisa ser feita de tempos em tempos pelos colaboradores de uma empresa. A periodicidade varia de acordo com o grau de risco da atividade exercida (podendo ser semestral, anual ou bianual) e com relação à faixa etária na qual se encontra o colaborador (menor de 18 anos e acima de 45 anos – anual; idade entre 18 e 45 anos – bianual).
Os benefícios para quem segue as recomendações médicas e realiza os exames conforme necessário são muitos, porém os que não se preocupam com isso podem sofrer sérios problemas ao longo do tempo.
O exame possui como premissa: avaliar a evolução das doenças crônicas, detectar doenças em estágio inicial e manter a saúde do trabalhador em dia.