Informativo PartiCIPA

Edição 19Maio 2021

CIPA X Pandemia: escolha seu lado nessa luta

A CIPA gestão 2020/2021 iniciou suas atividades em agosto de 2020 com a retomada dos trabalhos presenciais na Instituição. Desde então, a equipe trava uma batalha contra o contágio da Covid-19: manter os ambientes sinalizados e com adequados protocolos de segurança.

Assim, a equipe realizou diversas ações de prevenção no ambiente de trabalho. Foi elaborado o manual de procedimentos durante a pandemia de Covid-19. Foram sinalizadas a unidade administrativa (salas, corredores, banheiros, entrada, relógio de ponto, ilha de máquinas, cozinha), todas as unidades escolares (salas de aula e de professores, auditórios, pátios, banheiros, corredores, entradas e saídas) e a clínica psicológica (entrada, salas, banheiro, cozinha, área externa). Foram fornecidos também dispensers de álcool em gel, frascos com álcool líquido e flanela para higienização.

No entanto, todos os procedimentos e protocolos só contribuem para nossa segurança se forem seguidos e respeitados. Cada pessoa tem papel fundamental na própria segurança e na segurança do colega de trabalho.

Não é necessário deixar de realizar atividades e tarefas, porém devemos realizar de modo seguro, seguindo os protocolos e respeitando os procedimentos. Distanciamento social, uso de máscara cobrindo boca e nariz e utilização de álcool na esterilização de mãos e objetos, são os principais agentes de segurança.

A pandemia ainda não acabou, contamos com a colaboração de todos para superarmos esse momento difícil.

Maio Amarelo?!

O QUE É A CAMPANHA MAIO AMARELO?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

OBJETIVO

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza atenção e também advertência no trânsito.

O MOVIMENTO

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A meta do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil para se engajar em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Fonte: https://maioamarelo.com

Segurança do Trabalho!

Todo homem tem dentro de si a responsabilidade de se afastar dos caminhos inseguros. Este é o seu dever para consigo mesmo, sua família, seus colegas de trabalho.

Nenhum homem vive ou trabalha completamente só. Ele se envolve com outros indivíduos. De forma direta ou indireta, é influenciado pelas realizações e marcado pelos fracassos com o próximo (seus colegas). Cada homem que fracassa com o próximo, falha consigo mesmo.

Os acidentes de trabalho, muitas vezes, são gerados por práticas inseguras. Eles ocorrem nos momentos em que agimos sem pensar. A partir do momento que agimos de forma segura e correta, antes mesmo de iniciarmos nosso trabalho, não teremos mais acidentes. Temos que criar o hábito de praticar segurança em todos os momentos do nosso trabalho.

A prevenção de acidentes deve ser o objetivo de qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. Minimizar ou eliminar os riscos de qualquer atividade não é um privilégio, mas uma meta a ser atingida e perpetuada por todos nós em nosso dia a dia de trabalho.

A eliminação dos acidentes é um dever moral que depende do nosso desempenho diário, pois assim evitaremos o sofrimento ocasionado por eles.

O trabalho bem executado com segurança nos traz a alegria do dever cumprido!

Fonte: https://www.segurancadotrabalho.ufv.br

Maio Amarelo: respeito e responsabilidade é o tema da campanha este ano

Diante de um mundo dividido entre a “minha” e a “sua” opinião, quem pensa ao contrário de você passa a ser seu inimigo. Nesse mundo, a internet, mais precisamente as redes sociais, virou campo de batalha entre pessoas que, até bem pouco tempo atrás, dividiam o churrasco, a cerveja, a carona, ou seja, a vida. O Observatório Nacional de Segurança Viária traz, para a campanha do Movimento Maio Amarelo em 2021, a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito.

Junta-se ao respeito um outro ponto importante. Encerramos em 2020, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. No entanto, o objetivo de redução de acidentes no trânsito não foi atingido.

Surge então a proposta de realizar uma 2ª década com o mesmo objetivo, mas é preciso fazer diferente para alcançar a meta proposta. Surge assim outra palavra com um significado muito apropriado: responsabilidade.

Com respeito e responsabilidade, temos a certeza de que estamos no caminho certo para reduzir os milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos.

Sejamos mais responsáveis com a nossa vida e também com as demais que, por algum motivo, cruzam nosso caminho.

Maio Amarelo

Respeito e responsabilidade é o tema da campanha este ano

Diante de um mundo dividido entre a “minha” e a “sua” opinião, quem pensa ao contrário passa a ser inimigo do dia para a noite, independentemente da relação que havia. Nesse mundo, a internet, mais precisamente as redes sociais, virou campo de batalha entre pessoas que, até bem pouco tempo atrás, dividiam o churrasco, a cerveja, a carona, ou seja, a vida. O Observatório Nacional de Segurança Viária traz, para a campanha do Movimento Maio Amarelo em 2021, a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: respeito.

A dualidade que vivemos hoje na comunicação deixou o campo político e se estendeu para toda e qualquer opinião que se publique, onde quer que seja: grupos de mensagens, redes sociais, blogs e até na conversa entre amigos (o que não tem sido rotineira, nesses tempos de pandemia). Todo e qualquer modo de interação vira “ringue” e não há limites para ofensas, pois a intolerância, a impaciência e a inflexão são os ingredientes principais do diálogo. Isso resulta em rompimento de amizade, de laços de família e qualquer outra relação que havia antes dessa polarização.

Junta-se a isso um outro ponto importante: encerramos em 2020, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009, e que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, realizada na Suécia, a ONU e a OMS propõem uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, pelo simples fato de que esse objetivo não foi alcançado na última década.

Diante desse novo chamamento, o que fazer de diferente para alcançar esse objetivo? É preciso ter consciência de que não são com as mesmas ações que iremos mudar o atual quadro de acidentalidade do trânsito no nosso país. Ou seja, fomos chamados para um novo recomeço!

Dentro desse quadro, surge outra palavra com um significado muito apropriado: responsabilidade.

Nada tem efeito, se não for feito de forma responsável. A amizade precisa de responsabilidade, os estudos precisam de responsabilidade, o trabalho deve ser exercido de forma responsável, as relações devem ser responsáveis. Todas as nossas ações devem ser “embaladas” com responsabilidade.

Por outro lado, a empatia é o carro chefe da convivência. Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo. Empatia é a mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento.

Com esses conceitos, nasce o tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo (2021): RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO. É assim, pensando no outro e fazendo por todos, que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

Venha conosco praticar na rua o que a gente quer para todos nós, em todos os ambientes. Venha conosco orientar, chamar a atenção, buscar a educação em todas as suas formas em todos os lugares. Com respeito e responsabilidade, temos a certeza que estamos no caminho certo para reduzir os milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos. Sejamos mais responsáveis com a nossa vida e também com as demais que, por algum motivo, cruzam nosso caminho.

Que venha um Maio Amarelo repleto de mudança de comportamento e que a mensagem seja estendida por todo ano de 2021!

Fonte: https://maioamarelo.com