Outubro Rosa e Novembro Azul
Os meses de outubro e novembro são voltados para campanhas de conscientização da saúde da mulher e do homem. Visando alertar ambos os sexos, a CIPA se organizou e montou o alerta no cartaz “A cor muda, a luta não”.
Como surgiu o Outubro Rosa e o Novembro Azul
O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento teve início na década de 1990 e, ao longo dos anos, se tornou uma das maiores campanhas mundiais voltadas para a saúde da mulher. O objetivo principal do Outubro Rosa é alertar a importância do diagnóstico precoce; dar apoio às mulheres em tratamento e reduzir o estigma em torno do câncer de mama, falando abertamente sobre a doença e desmistificando o medo do exame e do tratamento.
O Novembro Azul, por sua vez, é uma campanha de conscientização que tem como foco principal a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha visa alertar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, em especial a necessidade de realizar exames regulares de PSA e de toque retal para detectar precocemente essa doença, que é um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens.
Existem alguns fatores de risco que elevam a chance de desenvolver esses tipos de câncer, como: a idade avançada, o histórico familiar, o estilo de vida pouco saudável, etc. Para ajudar na prevenção, as seguintes práticas são recomendadas:
Manter uma alimentação saudável.
Praticar atividades físicas regularmente.
Evitar o consumo excessivo de álcool.
Não fumar.
Realizar exames periódicos, especialmente a partir dos 40 anos para as mulheres e 50 anos para os homens ou conforme a orientação médica.
CIPA realiza ação em parceria com o curso de Enfermagem da Unifadra
As alunas do sexto termo do curso de Enfermagem Ana Beatriz dos Santos Farias, Daniela Cristina Alves de Paula e Rafaela Madureira Santos foram convidadas pela CIPA para ministrar uma breve palestra sobre o Outubro Rosa e realizar uma dinâmica denominada “Previna-se!”, destacando a importância do autoexame das mamas.
Nessa dinâmica, foram distribuídas bexigas aos colaboradores, dentre as quais algumas continham um caroço de feijão. O objetivo foi localizar esse caroço e ao final foi dado o alerta: “Quanto antes encontrar, maiores serão as chances de cura!”.
Para finalizar, a CIPA distribuiu aos colaboradores o laço símbolo das campanhas nas cores rosa e azul.
Minuto Cipa, ouçam e compartilhem!