Informativo PartiCIPA

Edição 20Junho 2021

CIPA reforça sinalização antifumo

Saúde e qualidade de vida são direitos de todos!

No mês de maio de 2021, a CIPA reforçou a sinalização antifumo da Instituição, com o intuito de alertar todos os colaboradores e clientes sobre os riscos para a saúde causados por esse mau hábito. O fato de existir a legalidade na comercialização de produtos derivados do tabaco não quer dizer que eles sejam apropriados para o consumo.

Diante do alto risco à saúde de quem utiliza esses produtos, e também dos que estão próximos aos usuários (fumantes passivos), a equipe reforçou a sinalização que apresenta trecho da lei federal 12.546/2011: “Além da proibição, em todo o país, de fumar em locais totalmente fechados, agora também é proibido o fumo em locais parcialmente fechados. E nada de fumódromos. A lei vale também para áreas comuns de condomínios, clubes e Instituições de Ensino”. A sinalização também apresenta imagens e frases que retratam cuidados com a saúde, alertam sobre os malefícios da utilização do tabaco, incentivam o usuário a buscar ajuda na luta contra o vício, e estimula o combate ao consumo desses produtos.

Seja você também divulgador dessa ideia!

Não ao tabaco!


No pátio coberto foi pendurado o banner: Não fume na Instituição, com trecho da lei federal 12.546/2011.

Nas árvores do pátio foram pendurados cartazes sobre o tema. Bons frutos a serem colhidos!

Cartazes lembrando a proibição do consumo de fumo dentro da Instituição estão fixados em diversos locais.

CIPA inicia processo eleitoral para formação da equipe gestão 2021/2022


Em 28 de maio teve início o processo eleitoral para eleger a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho gestão 2021/2022, com a divulgação do edital que regulamenta a ação.

As inscrições iniciaram em 1º de junho e permanecerão abertas até 15 de junho. Para se inscrever, procure um membro da gestão atual e preencha a ficha de inscrição.

A votação ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho e será no formato virtual. Participe!

Em breve mais informações sobre como votar


Protegendo os jovens da manipulação da indústria do tabaco

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes serem expostos ao fumo passivo.

Cerca de 80% dos 1,1 bilhões de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda.

O Dia Mundial Sem Tabaco (WNTD) é observado em todo o mundo todos os anos em 31 de maio. Esta celebração anual informa o público sobre os perigos do uso do tabaco, as práticas comerciais das empresas de tabaco, o que a OMS está fazendo para combater a epidemia do tabaco e o que as pessoas em todo o mundo podem fazer para reivindicar seu direito à saúde e vida saudável e proteger gerações futuras.

Durante décadas, a indústria do tabaco empregou deliberadamente táticas estratégicas, agressivas e com bons recursos para atrair jovens para produtos de tabaco e nicotina. Os documentos internos da indústria revelam pesquisas aprofundadas e abordagens calculadas projetadas para atrair uma nova geração de usuários de tabaco, desde o design de produtos até campanhas de marketing destinadas a substituir os milhões de pessoas que morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabaco por novos consumidores jovens.

É importante alertar os jovens através de:

  • Desmascarar mitos e expor táticas de manipulação empregadas pelo tabaco e indústrias relacionadas, particularmente táticas de marketing direcionadas aos jovens, inclusive através da introdução de produtos novos e inovadores, sabores e outras características atraentes;

  • Equipar os jovens com conhecimento sobre as intenções e táticas das indústrias de tabaco e afins para engajar as gerações atuais e futuras em produtos de tabaco e nicotina; e

  • Capacitar os influenciadores (na cultura pop, nas mídias sociais, em casa ou na sala de aula) para proteger e defender os jovens e catalisar mudanças, envolvendo-os na luta contra o tabaco.

  • Como o tabaco e as indústrias relacionadas estão manipulando a juventude?

  • Uso de sabores atraentes para jovens em produtos de tabaco e nicotina, como cereja, chiclete e algodão doce, que incentivam os jovens a subestimar os riscos à saúde relacionados e começar a usá-los.

  • Design elegante e produtos atraentes, que também podem ser fáceis de transportar e são enganosos (por exemplo, produtos com formato de stick USB ou doce).

  • Promoção de produtos como “dano reduzido” ou alternativas “mais limpas” aos cigarros convencionais na ausência de ciência objetiva que comprove essas alegações.

  • Patrocínios de celebridades e influenciadores, e concursos patrocinados por marcas para promover produtos de tabaco e nicotina (por exemplo, influenciadores do Instagram)

  • Marketing no ponto de venda frequentados por crianças, incluindo posicionamento próximo a doces, lanches ou refrigerantes e fornecendo prêmios aos fornecedores para garantir que seus produtos sejam exibidos perto de locais frequentados por jovens (inclui fornecimento de materiais de marketing e vitrines para varejistas)

  • Venda de cigarros descartáveis ​​e outros produtos de tabaco e nicotina nas escolas, o que torna mais barato e fácil para as crianças em idade escolar acessar produtos de tabaco e nicotina

  • Marketing indireto de produtos do tabaco em filmes, programas de TV e programas de streaming on-line

  • Máquinas de venda automática de tabaco em locais frequentados por jovens, cobertas por anúncios atraentes e displays de embalagens, e comprometendo os regulamentos sobre vendas a menores.


O mundo não pode permitir outra geração enganada pelas mentiras da indústria do tabaco, que pretende promover a liberdade de escolha pessoal e, ao mesmo tempo, garantir lucros eternos – independentemente dos milhões de pessoas que pagam com a vida a cada ano.

A OMS pede aos influenciadores – na cultura pop, nas mídias sociais, em casa ou na sala de aula – que alcancem e se conectem com os jovens para expor as táticas manipuladoras das indústrias para criar uma nova geração de usuários de tabaco. Precisamos capacitar os jovens a enfrentar o tabaco, dissipando suas mentiras e recusando-se a usar seus produtos.

Fonte: http://cienciaviva.org.br

31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Tabagismo


Todos os anos, o cigarro mata milhões de fumantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são atribuíveis ao consumo de tabaco: 45% das mortes por doença coronariana; 85% das mortes por Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC); 25% das mortes por doença cerebrovascular; 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes.

Além de trazer prejuízos para a saúde, o tabagismo também impacta de forma direta nas finanças.

Os benefícios de parar de fumar são praticamente imediatos e de longo prazo:


  • Dentro de 20 minutos o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.

  • Em 12 horas o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.

  • De duas a 12 semanas a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.

  • Entre 1 a 9 meses a tosse e a falta de ar diminuem.

  • Em um ano o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).

  • Em cinco anos o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante

  • Em 10 anos o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante, e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.

  • Em 15 anos o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.


Existem muitos outros benefícios físicos e sociais, faça uma pesquisa!

Fonte: https://cura.com.br

CIPA: uma célula de cidadania dentro das organizações

No último século, houve grandes transformações industriais, de produção e prestação de serviço, oriundas do avanço tecnológico. Toda essa metamorfose afetou diretamente as relações de trabalho e o modo como o fator humano é considerado nas organizações. Historicamente ocorreram várias lutas em prol de melhores condições de trabalho, e como resultado, dispomos hoje de leis e normas que regem, conduzem e equilibram essas relações.

A Norma Regulamentadora-5 dispõe a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo desenvolver atividades para promover saúde com ênfase na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, identificando riscos e prevenindo assim danos à saúde do trabalhador, atuando como escudo que protege o trabalhador e o patrimônio da empresa contra o infortúnio da fatalidade, visto que essa não avisa e nem espera.

Ao longo do tempo, é perceptível nas empresas a valorização do coeficiente humano, visto que são esses que pensam, que constituem ideias e executam atividades. Por essa razão, a CIPA desempenha não apenas as funções específicas de segurança e saúde, mas também de qualidade de vida, bem-estar e cidadania, abrindo assim um leque de possibilidades de desenvolvimento e agregação humana e social.

Por esse motivo, a CIPA se tornou uma célula de cidadania dentro das organizações. Nos dias atuais, o papel mais importante da CIPA é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre a empresa e empregados, objetivando sempre melhorar as condições no ambiente laboral, visando à humanização do trabalho. Com ambiente de trabalho adequado, limpo e seguro, o colaborador executa suas atividades com agilidade e segurança. Por isso, a CIPA vai muito além de apenas vistorias de maquinários, controle de uso de EPI e gerência de sinalização de segurança. Essas equipes eleitas e escolhidas periodicamente desenvolvem com regularidade ações e atividades que monitoram todo o ambiente organizacional e seus usuários internos e externos propiciando assim locais seguros, higiênicos e sadios.

Na Fundec, a constituição da CIPA é tratada com seriedade em respeito a todos os colaboradores e clientes. A equipe de cipeiros atua continuamente para melhor atender as necessidades e adequações, bem como promove atividades e ações diversas de segurança e qualidade de vida.

Contudo, toda ação obtém valor de acordo com o resultado que alcança, por isso a participação e a interação de todos são sempre importantes e significativas. A Instituição é um pedaço de cada um daqueles, que dela, de alguma forma fazem parte, sendo um reflexo do nosso trabalho, nossa dedicação e realização. Vamos juntos construir um ambiente de trabalho seguro, saudável e com efetiva qualidade de vida.

As inscrições para ser candidato na próxima eleição da CIPA – gestão 2021/2022 estão abertas!

Seja você também um cipeiro!