Informativo PartiCIPA

Edição 22Agosto 2021

CIPA 2020/2021 conclui sua gestão com Semana da Despedida

O mês de julho foi agitado para as equipes da CIPA. A gestão 2020/2021 encerrou as atividades, por isso preparou a Semana da Despedida, e a gestão 2021/2022 se preparou para entrar em exercício, por meio do treinamento realizado pela empresa Engra.

A Semana da Despedida ocorreu de 26 a 30 de julho e presenteou os colabores com mensagens de incentivo e informação.

No dia 26, os colaboradores foram recebidos pelo corredor das boas-vindas. Na entrada administrativa da Instituição, no local onde os colaboradores entram para iniciar seu dia de trabalho, foram montados dois varais em forma de corredor. Nesses varais foram colocadas mensagens de boas-vindas e incentivo para a realização de um bom dia. Somos todos protagonistas! Temos papel fundamental na realização de cada dia, por isso, nunca faça apenas o possível, ofereça sempre o seu melhor.

Dias 27 e 28 trouxeram mensagens de incentivo às mudanças de comportamento. Por meio de pequenos hábitos diários transformamos nosso dia e nosso ambiente de trabalho, afetando diretamente o desenvolvimento das próprias atividades e também dos colegas. Essas mensagens foram apresentadas, uma em cada dia, de forma saborosa, por meio de cartazes e reforçadas pelo paladar. No dia 27, o cartaz dizia: “Não dê bolo na segurança. Bolo apenas no café da manhã!”, e foi servido um bolo aos colaboradores, no café da manhã. No dia 28, o cartaz dizia: “Mordida?! Só se for no cachorro-quente! Raiva e agressividade não fazem bem para a sua saúde, nem para a do seu colega. Sorria!”, e foi servido cachorro-quente no café da manhã.

No dia 29, a equipe ofereceu um abraço virtual a cada colaborador. Por meio de uma mensagem motivacional deixada na mesa de trabalho ou entregue em mãos, cada um pôde relembrar sua importância única na engrenagem que movimenta a Instituição.

No dia 30, foi encaminhado a todos o vídeo de despedida gravado pela equipe 2020/2021, agradecendo a confiança, incentivando a participação na CIPA e desejando trabalhos seguros e prazerosos a todos. E, até a próxima!

Dia 26 - Corredor das boas-vindas

Dias 27 e 28 trouxeram mensagens de incentivo às mudanças de comportamento.

Dia 29 - Todos somos importantes na engrenagem que movimenta a Instituição.

Dia 30 - vídeo de despedida gravado pela equipe 2020/2021, agradecendo a confiança, incentivando a participação na CIPA e desejando trabalhos seguros e prazerosos a todos. E, até a próxima!

CIPA - FINAL.mp4

CIPA gestão 2021/2022 realiza treinamento

A equipe da CIPA que iniciou suas atividades este mês se preparou com antecedência e responsabilidade para realizar uma gestão de qualidade para todos.

Nos dias 12, 13 e 19 de julho, participaram do treinamento ministrado pela equipe da Engra, que abordou temas diversos: Norma Regulamentadora nº 5, primeiros socorros, mapa de risco, PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), COVID-19, entre outros, preparando assim o grupo para realização dos trabalhos.

Momentos registrados e compartilhados!

CIPA gestão 2021/2022 toma posse

No dia 06 de agosto, a equipe da CIPA gestão 2021/2022 tomou posse. Em uma cerimônia fechada, evitando aglomeração, no Auditório “Profa. Rachel Alves de Faria”, a equipe 2020/2021, junto com o diretor executivo Edson Kai e o diretor de comunicação Fernando Nunes, despediu-se das funções de saúde e segurança. E a equipe 2021/2022 iniciou oficialmente as atividades. As equipes foram carinhosamente saudadas pelos colegas e diretores presentes.

A gestão 2020/2021 agradece a confiança na equipe, a oportunidade de aprendizado e crescimento, e deseja sucesso à nova gestão.

A gestão 2021/2022 inicia suas atividades cheia de boas energias e ideias. Vamos todos juntos transformar nosso ambiente de trabalho em um local cada vez mais seguro e feliz.

Para conhecer todos os membros da nova gestão, visite a aba Equipes.

Presidente Luís e a equipe 2020/2021 concluindo a gestão

Gestão 2020/2021 recebendo um doce presente!

Presidente Luana e a equipe 2021/2022 empossados

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos falar sobre mapa de risco

O que é mapa de riscos?

Para que serve?

Qual a sua importância?

Como é o mapa de riscos?

Qual a sua validade?

A Fundec possui mapa de riscos?

O que é o mapa de riscos?

O mapa de riscos é uma representação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho, ou seja, é uma representação visual de todos os riscos aos quais os colaboradores de uma empresa estão sujeitos ao utilizar espaços, equipamentos, suprimentos e realizar tarefas.

O mapa é representado graficamente por meio de cores e círculos em tamanhos diferentes, de acordo com a planta baixa do ambiente analisado, sendo de extrema importância para o bom funcionamento da empresa no que diz respeito à saúde ocupacional.


Para que serve?

O mapa de riscos é uma excelente ferramenta para prevenir acidentes de trabalho, pois ilustra com clareza todos os riscos presentes em um ambiente. Além disso, é por meio dele que os trabalhadores têm conhecimento sobre a intensidade de cada um desses agentes. Ou seja, serve para informar e conscientizar os colaboradores sobre os riscos presentes no dia a dia no ambiente de trabalho, sendo um instrumento de planejamento de ações preventivas.


Qual a sua importância?

O mapa de risco é essencial para informar a todos, tanto colaboradores como visitantes, de todo e qualquer possível risco encontrado no ambiente. Por meio dessa análise, são implementadas medidas de prevenção a acidentes, garantindo a segurança e a saúde de todos que utilizam o ambiente.


Como é o mapa de riscos?

Dentro do mapa de riscos são utilizadas cores para identificar o tipo de risco, e círculos para identificar sua intensidade. Essa classificação se dá de acordo com a tabela de riscos ambientais.

Veja dois exemplos de como fica o mapeamento depois de concluído:

Círculos:

  1. Círculo pequeno: risco pequeno por sua essência ou por ser risco médio já protegido.

  2. Círculo médio: risco que gera relativo incômodo, mas que pode ser controlado.

  3. Círculo grande: risco que pode matar, mutilar, gerar doenças e que não dispõe de mecanismo para redução, neutralização ou controle.


Cores:

  • Verde: relacionada aos Riscos Físicos.

  • Vermelho: Riscos Químicos.

  • Marrom: Riscos Biológicos.

  • Amarelo: Riscos Ergonômicos.

  • Azul: Riscos de Acidentes.

Nos casos que envolvem mais de um risco no local, isso poderá ser ilustrado de duas formas:

  1. Incluindo mais de um círculo, sendo um de cada cor, para cada tipo de risco;

  2. Incluindo apenas um círculo, porém dividido em mais cores, como por exemplo um gráfico pizza.

Nos casos do gráfico pizza, a gravidade ou intensidade do risco será dada de acordo com a porcentagem daquela cor no círculo, e não pelo seu tamanho. Veja um exemplo abaixo:

Qual a validade do mapa de risco?

O mapa de riscos não possui uma validade específica, podendo ser utilizado até que ocorra algum tipo de modificação no ambiente. Se não houver nenhuma modificação, consequentemente não haverá mudança nos riscos do ambiente de trabalho. Assim sendo, não será necessário refazer o mapa de riscos do local analisado.


A Fundec possui mapa de riscos?

Sim, a instituição possui mapa de riscos, e ele foi atualizado recentemente por conta das inúmeras mudanças ocorridas nos prédios da Fundec. A CIPA, junto com a equipe da Engra, fez as análises dos ambientes e o levantamento dos riscos de cada local.

Os mapas setoriais podem ser encontrados em diversos locais (setor administrativo, ginásio, laboratórios, biotério, auditório, corredores das salas de aula, biblioteca, entre outros). E o mapa completo fica arquivado no departamento de Gestão de Pessoas.

Conhecimento gera segurança, fique atento e seguro!