Modalidade remota

Conceito

Ações de desenvolvimento na modalidade remota ocorrem em uma sala virtual, por meio de aplicativo de videoconferência, em que participantes e professores ou facilitadores encontram-se em dia e hora marcados (interação síncrona).

A carga horária da ação de desenvolvimento contabiliza a duração dos encontros online (síncronos) e pode considerar também o tempo de dedicação a atividades assíncronas.

O aproveitamento ideal das ações de desenvolvimento remotas poderá exigir, também, a dedicação de tempo de estudo assíncrono pelo(a) participante. 

Os eventos nessa modalidade são transmitidos ao vivo por serviços de streaming.

Essa modalidade de ensino foi amplamente adotada por instituições de ensino, em todo mundo, desde o início de 2020, para enfrentar as restrições impostas pelo COVID-19 que impossibilitaram a realização de aulas presenciais. Como o ensino remoto ampliou o alcance da Enap aos servidores públicos em todo país, essa é uma modalidade que deve ser mantida pela escola.


Referência

BATES, T. Developing Quality Blended Learning Courses. 3/fev/2021 Disponível em: https://youtu.be/w1iAFP53Zbc BERNARDO, J.C.O. e KARWOSKI, A. M. O Ensino Híbrido no contexto da pandemia. Revista Triângulo, v. 15, n.2. Maio/ago 2022.HORN, M. B e STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.JOHNSON, N.; SEAMAN, J. e POULIN, R. Defining Key Terms Related to Digital Learning. Survey of Higher Education Faculty and Administrators Summary Report.MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje.In: BACIH, Lilian; TANZI NETO, A e TREVISANI, F. Org. Ensino híbrido: personalização e tecnologia. Porto Alegre: Penso, 2015.