Avaliação de Aprendizagem

Conceito

A avaliação da aprendizagem consiste em medir o aproveitamento e também a apuração da assiduidade do aluno. Avaliação de aprendizagem deve ser diagnóstica, processual e formativa. Segundo o Modelo Kirkpatrick, em 1976, a avaliação deve ocorrer em quatro níveis: reação, aprendizagem, mudança de comportamento e resultados para a organização. O segundo nível, Avaliação de Aprendizagem, determina a quantidade e o nível de conhecimentos que foram adquiridos pelos participantes.

Outros Autores

O que é avaliação da aprendizagem de acordo com autores da pedagogia:[2]• Luckesi, 1978: a avaliação é definida como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.• Sarrabbi, 1971: a avaliação educativa é um processo complexo, que começa com a formulação de objetivos e requer a elaboração de meios para obter evidência de resultados, interpretação dos resultados para saber em que medida foram os objetivos alcançados e formulação de um juízo de valor.• Juracy C. Marques, 1956: é um processo contínuo, sistemático, compreensivo, comparativo, cumulativo, informativo e global, que permite avaliar o conhecimento do aluno.• Bradfield e Moredock, 1963: a avaliação significa a uma dimensão mensurável do comportamento em relação a um padrão de natureza social ou científica.

Referências

1. Escola Nacional de Administração Pública (Brasil). Referenciais educacionais Enap. Brasília: Enap, 2010. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1657. Acesso em: 29 jan. 2020. 2. Canal do Ensino. O que é e quais os tipos de avaliação da aprendizagem? Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-e-quais-os-tipos-de-avaliacao-da-aprendizagem. Acesso em: 29 jan. 2020.