Pós-graduação Strictu Sensu

Conceito

Conforme Parecer CES/CFE 977 de 1965, relator Newton Sucupira, segue a conceituação de pós-graduação stricto sensu (mestrados acadêmicos e doutorados).

Características fundamentais que devem estar presentes: ser de natureza acadêmica e de pesquisa e, mesmo quando voltado para setores profissionais, ter objetivo essencialmente científico. Os cursos de mestrado e doutorado são parte integrante do complexo universitário, necessários à plena realização dos fins essenciais da universidade. Sendo assim, o documento estabelece que além dos "interesses práticos imediatos, a pós-graduação tem por fim oferecer, dentro da universidade, o ambiente e os recursos adequados para que se realize a livre investigação científica e onde possa afirmar-se a gratuidade criadora das mais altas formas da cultura universitária".

Referências

CAPES. Mestrado e Doutorado: o que são? Disponível em: capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. Acesso em: 30 jan. 2020.

Conceitos relacionados

Mestrado na Enap

Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública, a Enap oferece mestrados profissionais, que visam à formação por meio do desenvolvimento de capacidades analíticas essenciais ao desempenho das políticas públicas.

Atualmente, são duas ofertas: o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento e o Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. O propósito de ambos é oferecer conhecimento de fronteira associado ao desenvolvimento da prática, proporcionando um conhecimento integral sobre as diversas ferramentas e tópicos das políticas públicas.

Referências

Escola Nacional de Administração Pública (Brasil). Especialização. Disponível em: https://www.enap.gov.br/pt/alunos/mestrado. Acesso em: 30 jan. 2020.