VET2024: Mobilidade de Formandos 90 dias - Candidatura aberta até 28 julho
Para se candidatar a uma mobilidade no âmbito dos projetos Erasmus+ coordenados pelo CENFORES deve:
1) pertencer a uma das organizações que fazem parte do consórcio do projeto e do setor de ensino, no âmbito do qual se quer candidatar,
2) verificar se existem candidaturas abertas para o projeto e setor de ensino em que se quer candidatar,
3) Se as candidaturas estiverem abertas deverá candidatar-ne num dos formulários disponíveis nos sites cujos links se encontram acima.
A candidatura deve ser redigida em Português, norma de Português Europeu, excepto se o candidato for Brasileiro e nesse caso poderá usar a norma de Português do Brasil, não sendo possível misturar as duas normas.
Só pode candidatar-se, pela Unidade Organizacional onde trabalha ou estuda e para o setor de ensino onde trabalha ou estudo,
Antes de se candidatar deve ler com atenção toda a informação disponibilizada sobre o projeto no âmbito do qual se quer candidatar,
Deve organizar a sua candidatura de forma a ir ao encontro dos objetvos do projeto,
A sua candidatura deve explicar o motivo pelo qual se candidata, ou seja, se a candidatura for aprovada o que pretende fazer? de que modo é que isso irá contribuir para os objetivos do projeto? de que modo é que a sua candidatura irá beneficiar a sua organização (tendo sempre como referência os objetivos do projeto),
O texto da candidatura deve ser claro, especifico e concreto, (o mais possível), e devem ser eveitados comentarios generalistas que poderiam servir para qualquer pessoas em qualquer situação.
Candidatura a Mobilidade,
As candidaturas elegíveis são avaliadas por um júri, de acordo com os critérios de avaliação aprovados e disponíveis no site dos projetos.
Comunicação aos candidatos do resultado da candidatura.
Os candidatos com candidaturas aprovadas assinam um contrato (com assinatura digital - cartão de cidadão ou chave móvel digital) e devolvem-no assinado ao CENFORES.
O contrato é verificado e se estiver tudo certo o CENFORES transfer o adiantamento da verba para o participante (em princípio 80% da verba).
O participante realiza as ações preparatória (parte burocrática, preparação cultural e linguística, alojamento e viagem, seguro, documento de mobilidade europas, pedido de autorização ao Ministério da Educação, etc.).
Participação ativa e empenhada na mobilidade, de acordo com o acordado no documento de mobilidade europass, preenchendo o diário de bordo e mantendo o contacto com a coordenação e o seu Pivô.
Preenchimento do Relatório enviado automaticamente pela plataforma Erasmus+ para cada participante (survey).
Enviar, para o e-mail Erasmus do CENFORES, uma cópia do ficheiro pdf do survey juntamente com o certificado do curso (se aplicável) e uma cópia do documento de mobilidade Europasse.
Inciar as atividades de disseminação na sua escola e para todo o consórcio, incluindo ações de partilha de experiências com outros colegas ou a participação nos Encontros Erasmus+.
Receber o remanescente da bolsa de formação Erasmus+.
Contnuar a realizar as atividades de disseminação e integração de resultados até à sua conclusão, colaborando na avaliação dessas atividades e partilhando os dados obtidos em todo o processo com o Pivô e a coordenação do projeto Erasmus+.
A seleção de candidatos para participar em mobilidades é feita tendo como referência o setor de educação e formação, o projeto aprovado, o pedido de financiamento, a organização a pertencem os candidatos, o perfil do candidato e a candidatura apresentada e baseia-se nos critérios aprovados.
Critérios de seleção de participantes Erasmus+ (Aprovados).pdf