VET2024: Mobilidade de Formandos 90 dias - Candidatura aberta até 28 julho
Roteiro | Como escolher | Seguro | Autorização | Subvenção
Atividades preparatórias são todas as atividades que antecedem a mobilidade e destinam-se a preparar a mobilidade e as pessoas que nela participam para que possam usufruir ao máximo das experiências de aprendizagem de uma forma confortável e segura.
As mobilidades são experiências educativas e formativas que devem ser cuidadosamente preparadas para potenciar os seus benefícios e garantir que tudo funciona da melhor forma possível. As atividades preparatórias integram todas as questões logísticas e burocráticas e a preparação cultural e linguística (se necessária). Pode haver situações em que também seja benéfica uma preparação na área de conteúdo da formação para potenciar os benefícios da formação.
Um exemplo de uma atividade preparatória para um Jobshadowing em que se pretende perceber práticas pedagógicas inovadoras pode ser a visita a um ou dois estabelecimentos escolares Portugueses conhecidos pelas suas práticas pedagógicas inovadoras.
Assimilação dos valores da União Europeia e do programa Erasmus+
Preparação Burocrática / Administrativa
Preparação cultural e linguística
Saúde e Segurança
Preparação da viagem
O programa Erasmus+ é financiado pela União Europeia e como tal todas as ações desenvolvidas no âmbito do Erasmus+ devem respeitar e promover os valores da União Europeia. Assim, todos os participantes devem conhecer, respeitar e aplicar ativamente estes valores no âmbitos de todas as atividades integradas nos nossos projetos Erasmus+ e demais atividades educativas. O desrespeito por estes valores comprometeria o cumprimento dos nossos objetivos, e teria como consequência a devolução de verbas recebidas para o desenvolvimento das atividades, incluindo a verba atribuída aos participantes. Para que nenhum participante não tenha que devolver verba atribuída deve seguir os valores da União Europeia e trabalhar ativamente para o cumprimentos dos objetivos do programa e do projeto Erasmus+ em que está inserido.
Defendemos os valores da União Europeia e subscrevemos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável || ENED | ENEC | ENEA
Preparação burocrática - garantir que estão cumpridos todos os requisitos legais e de segurança para que a mobilidade se possa realizar nas melhores condições. Devem ser assinados, atempadamente todos os documentos necessários e os participantes nas mobilidades devem ter consciência de todos os passos e de toda a documentação que devem assinar e respetivos prazos, bem como dos documentos que devem levar e trazer, devidamente assinados, das entidades de acolhimento.
Após a aprovação da candidatura, cada participante deve preencher o formulário de pós-candidatura. Após a submissão da candidatura, descarregar o modelo de contrato, cuja informação aparece na mensagem de submissão da candidatura. O contrato deve ser preenchido em triplicado, deverão ser assinadas as 3 cópias e enviado para o CENFORES, preferencialmente usando a assinatura digital. Se o contrato for assinado digitalmente deverá ser enviado para o CENFORES por e-mail, caso contrário terá que ser impresso e assinado em punho, sendo enviadas as cópias por correio postal. Depois de assinado pelo coordenador do consórcio será devolvido um exemplar ao participante, outro ficará com o CENFORES e outro ficará arquivado no Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado.
Contrato - o contrato tem de ser assinado, atempadamente, por todos os participantes, ou quem os represente. A assinatura do contrato por todas as partes é o momento formal que marca o início do processo de mobilidade, ou seja, a partir deste momento, os participantes podem dar seguimento aos procedimentos que irão levar à concretização da mobilidade (alojamento, viagem, ...). Só após a assinatura do contrato é que será transferido para o participante o adiantamento financeiro para custear as despesas da mobilidade. Para o pessoal, o adiantamento financeiro é geralmente de 80% da verba a que o participante tem direito.
Documento de Mobilidade Europass / Learning Agreement - Todos os participantes em mobilidades Erasmus+ têm ter:
Learning Agreement também conhecido como Documento de Mobilidade Europass pré-mobilidade - Este documento deve ser preenchido pelo participante, com o apoio do Pivô Erasmus+ da entidade de envio, em parceria com a entidade de acolhimento e a equipa Erasmus+ do CENFORES. Deve ser usado um documento partilhado online pelo CENFORES com todos os intervenientes. O documento deve ser preenchido online. Só depois de o documento ser dado como aprovado por todas as partes é que deve ser descarregado em PDF e ser assinado por todas as partes antes da mobilidade ocorrer. Este documento depois de assinado é um dos documentos a enviar para a DGeSt parasolicitar autorização para sair do país, podendo em alguns casos ser substituído, só para este efeito, por uma letter of intent (solicitada previamente à instituição de acolhimento).
Documento de mobilidade Europass pós-mobilidade - Este documento funciona como documento de certificação das aprendizagens. De um modo simplista podemos dizer que é igual ao learning agreement sem os contactos das pessoas e contendo aquilo que realmente foi feito. Isto significa que no caso de teer havido alterações em relação ao que foi acordado no learning agreement essas alterações devem estar registadas no documento pós mobilidade. Em termos práticos depois de criarmos o leraning agreement (versão editável) fazemos uma cópia, mudamos o nome da cópia (para DMEdm) e alteramos o que é preciso alterar. Tal como o learning agreement também deve ser assinado por todas as partes.
O pessoal e os aprendentes (alunos / formandos / aprendentes adultos) só podem participar numa mobilidade Erasmus+ depois de terem uma autorização escrita da DGEstE para o efeito. O pedido de autorização é remetido para a DGEstE pelo Diretor do agrupamento de escolas / escola não agrupada a que pertence o participante. Ver aqui informação completa sobre o pedido de autorização.
Antes da viagem todo o participante numa mobilidade deverá preencher o formulário de registo online no Portal das Comunidades Portuguesas.
Apresentação e tutorial da app do registo do viajante.
Preparação cultural e linguística - é a preparação que os participantes em mobilidade devem fazer em termos da cultura e da língua local e da língua de trabalho para poderem usufruir ao máximo da experiência de aprendizaem e da experiência cultural num espírito de abertura e respeito pela diversidade cultural e pelos valores humanistas da União Europeia.
Certificado de proficiência linguística - todos os candidatos a mobilidades devem fazer um teste de proficiência linguística nas línguas de trabalho a usar na mobilidade.
teste de proficiência linguística de Inglês - neste sítio da Internet da União Europeia é possível fazer um teste de proficiência linguística de Inglês e obter o respetivo certificado. Este certificado deve ser anexado no formulário de cada candidato, servindo para conhecer o nível de preparação linguística e para posicionar os participantes que irão ter acesso à plataforma OLS de aprendizagem de línguas.
teste de proficiência linguística de outras línguas - neste sítio da Internet da União Europeia é possível fazer um teste de proficiência linguística de Inglês e obter o respetivo certificado. Este certificado deve ser anexado no formulário de cada candidato, servindo para conhecer o nível de preparação linguística e para posicionar os participantes que irão ter acesso à plataforma OLS de aprendizagem de línguas.
Aconselha-se todos os participantes nas mobilidades a fazerem uma pesquisa na Internet do local para onde vão viajar, no sentido de terem um conhecimento mínimo sobre a cultura do país e da região. Conhecer algumas palavras na língua do país é normalmente uma estratégia interessante para ser melhor recebido. Saber cumprimentar na língua local é o suficiente para obter um sorriso do nosso interlocutor que percebe que nos demos ao trabalho de aprender o mínimo sobre a sua língua, mostrando assim a nossa abertura ao outro. Também é importante ter um conhecimento mínimo da cultura e dos usos e costumes da população local para que a experiência seja mais rica e também para evitar mal entendidos e mesmo situações potencialmente desagradáveis.
Quando alguém não domina a língua da formação é importante que haja uma preparação para facilitar a sua participação na formação. Mesmo nos casos em que há uma boa compreensão da língua é aconselhável uma familiarização com a língua algum tempo antes da participação na mobilidade. Isto pode ser feito através de leituras, visualização de filmes / vídeos, participação em conversas formais ou informais pensadas especificamente para o efeito. Em alguns casos poderemos organização cursos de preparação linguística. Estes cursos ou as conversas poderão ser realizadas entre vários participantes nas mobilidades.
Para quem quer aprender apenas algumas palavras ou expressões básicas da língua do país par onde vai viajar existem alguma aplicações que podem ajudar nesses processo como por exemplo o Duolingo.
A saúde e a segurança dos participantes é algo que tem que ser sempre acautelado. Assim, todos os participantes devem ter obrigatoriamente um seguro com várias coberturas e devem seguir um conjunto de procedimentos que maximizem a sua segurança. Os participantes devem ter canais de comunicação abertos com a coordenação do consórcio e com a instituição de envio para garantir o apoio em situações de emergência.
O coordenador do Consórcio garante o seguro para todos os participantes em mobilidade. Cada participante deve levar consigo uma cópia da apólice do seguro, para o caso de precisar de recorrer ao seguro.
Cartão Europeu de Seguro de Doença - Condições de reembolso.
Considerando que a deslocação ao estrangeiro é feita em formação / trabalho, aconselha-se a leitura dos direitos dos beneficiários da ADSE.
Informação sobre contratação do seguro.
A viagem deve ser preparada com a devida antecedência, garantindo que quando chegar a hora de viajar está tudo a postos e que no caso de surgirem imprevistos sabemos o que como agir em cada situação.
Pode consultar a plataforma Re-open (https://reopen.europa.eu/pt) que a União Europeia disponibiliza com informação atualizada e de grande utilidade para a planificação de viagens na Europa. Tem informação sobre as várias medidas em vigor, incluindo os requisitos de quarentena e testes para viagens, o Certificado Digital Covid da União Europeia, entre outras.
Lista de Verificação (para ajudar a preparar a viagem e o que vem depois)