VET2024: Mobilidade de Formandos 90 dias - Candidatura aberta até 28 julho
Depois da mobilidade é necessário preparar e executar as atividades de
encerramento da mobilidade
partilha
disseminação e
Integração de resultados.
A mobilidade termina oficialmente com a entrega de documentos ao coordenador do consórcio. Só depois da entrega destes documentos é que será processado o pagamento do valor remanescente.
É necessário entregar os seguintes documentos:
Documento de Mobilidade Europass (Pré e Pós), devidamente assinado por todas as partes,
No caso dos cursos é necessário entregar o certificado, com data igual ou posterior ao término do curso, devidamente assinado pela entidade de acolhimento (entidade responsável pelo curso).
Relatório da Mobilidade - o relatório da mobilidade é preenchido online através de um link que é enviado automaticamente pela plataforma do Erasmus+ (survey). Devem descarregar o pdf e submetê-lo através do formulário de entrega de documentos correspondente ao projeto onde se integra a mobilidade.
Ver Informação completa sobre a entrega de documentos.
Entende-se por partilha todas as ações destinadas a dar a conhecer o que o participante aprendeu durante a mobilidade.
Relato formal / informal sobre a mobilidade,
Notícia sobre a mobilidade publicada numa newsletter da escola, no jornal escolar, ou em qualquer outro meio de comunicação,
Partilha sobre a mobilidade numa reunião de grupos disciplinar, departamento, conselho pedagógico, conselho de escola, etc.
Entrevista concedida a um meio de comunicação quer seja da escola, da comunidade local, regional, nacional ou internacional,
A partilha é o que permite dar a conhecer à escola e fora dela o que os participantes nas mobilidades fizeram e aprenderam.
Entende-se por disseminação todas as ações destinadas a disseminar o conhecimento que resultou da participação na mobilidade e de um trabalho posterior de reflexão e ação na prática profissional do docente, tendo como origem/inspiração o conhecimento adquirido na mobilidade.
Oficina de formação (certificada ou não) criada a partir do que o participante aprendeu na mobilidade,
alteração da planificação de aulas tendo por base o que o participante (docente) aprendeu durante a mobilidade,
alteração das dinâmicas / métodos de trabalho das suas aulas, tendo por base o que o participante (docente) aprendeu durante a mobilidade,
Sessão de partilha e reflexão sobre práticas educativas, pedagógicas ou organizacionais, tendo por base o que o participante (docente) aprendeu durante a mobilidade,
Criação de um novo clube, tendo por base o que o participante (docente) aprendeu durante a mobilidade,
criação de um novo projeto, tendo por base o que o participante (docente) aprendeu durante a mobilidade,.
A disseminação de resultados é o que permite a pessoas que não participaram numa mobilidade beneficiarem dos seus resultados. Deste modo, os alunos de uma turma irão beneficiar de uma mobilidade do seu professor porque daí resultou uma melhoria significativa das suas aulas.
Ações que permitem integrar no trabalho regular da escola novos procedimentos, métodos de trabalho, dinâmicas pedagógicas ou organizacionais que resultam da aprendizagem realizada a partir do trabalho que deriva do projeto Erasmus+.
A integração de resultados faz com que após o término do projeto Erasmus+ a escola continue a beneficiar dos benefícios resultantes desse projeto.