BOAS FESTAS
ATENÇÃO: As indicações que se encontram nesta página devem ser cumpridas por todos os formadores do CENFORES, sob pena de a formação não ser válida, os formandos não serem certificados e o formador não ser pago. Em caso de dúvida contactar o CENFORES.
Depois de ter feito o registo já podemos adicioná-lo/a como formador de uma turma específica
A partir desse momento poderá fazer login na plataforma e ter acesso à informação da AF e da turma
Aplicável aos formadores que exercem funções na administração pública
Os docentes do ensino público, efetuam o pedido na plataforma SIGRHE.
Solicitar ao CENFORES a declaração sobre a AF que vão orientar (inclui o cronograma)
O cronograma de cada turma é criado na plataforma, inserindo uma sessão de cada vez:
Entrar na plataforma
Selecione a opção Formador (menu com fundo preto, em cima, 3ª opção)
Selecionar a turma pretendida [se não aparecer é porque ainda não foi adicionado(a) a esta turma como formador - contactar CENFORES]
Selecionar a opção SESSÕES
Selecionar “+ Adicionar” e, a seguir,
Preencher dados da sessão [data, tipo de sessão, hora de início, hora de fim, sala, link para acesso à sessão se for síncrona, sumário (pode preencher antes ou depois da sessão)]
Guardar
Entrar na plataforma
Selecione a opção Formador
Selecionar a turma pretendida
Selecionar a opção Formandos
Descarregar a Lista de Formandos
Comunicar com os formandos através do envio de e-mail
Ações de Formação totalmente online (com sessões síncronas e/ou assíncronas) - Um Formulário é usado para o registo de presenças
Existe um formulário para o registo de presenças de cada turma, cujo link o formador deve facultar aos formandos em cada sessão de formação.
O link do formulário de registo de presenças será enviado aos formadores no momento da comunicação do início da formação. No caso de os formadores não terem recebido este link deverão contactar o CENFORES.
No início e no fim de cada sessão de formação, os formandos devem preencher e submeter o registo de presenças, usando para tal o seu email (deverá ser usado um e-mail do Gmail ou Google Workspace)
O registo de presenças tem que ser submetido enquanto está a decorrer a formação. Submissões feitas fora deste horário não serão consideradas.
Ações de formação Presenciais - Assinatura em papel (Formandos e Formadores)
Em cada sessão presencial de formação, os formadores devem imprimir a folha de presença (mantendo as cores originais dos logotipos) para facultar aos formandos e ser assinada por todos os presentes.
No caso das formações b-learning, na primeira sessão presencial a seguir às sessões síncronas / assíncronas, os formandos assinam a folha de presenças.
As formações b-learning devem terminar sempre com uma sessão presencial.
Na última sessão presencial, todos os formandos devem ter assinado a folha de presenças de todas as sessões em que participaram (presenciais, síncronas e assíncronas).
Se algum formando faltar à última sessão presencial e ainda não tiver assinado alguma sessão síncrona / assíncrona em que participou deverá dirigir-se ao CENFORES para assinar, tendo o cuidado de confirmar previamente de que está lá alguém para o receber.
O registo das presenças e das faltas dos formandos é feito pelo formador na Plataforma CFAE360 do CENFORES, sessão a sessão:
Entrar na plataforma
Selecione a opção Formador
Selecionar a turma pretendida
Selecionar a opção SESSÕES
Selecionar sessão colocando o rato em cima da sessão, aparece a opção Faltas
Selecionar Faltas
Selecionar os formandos que faltaram
Guardar (no final da página)
Quando a ACD é presencial os formadores devem imprimir a folha (mantendo as cores originais dos logotipos) para registar as presenças e entregar no CENFORES o registo de presenças em suporte papel (entregar presencial ou via CTT).
Quando a ACD decorre online, o registo da presença é feito, pelo próprio formando, no formulário que o formador disponibiliza ao longo da sessão.
As sessões síncronas decorrem numa das contas ZOOM do CENFORES, com limite de 100 utilizadores em simultâneo, incluindo os formadores:
zoom1@cenfores.eu
zoom2@cenfores.eu
zoom3@cenfores.eu
zoom5@cenfores.eu
Cada conta ZOOM tem uma conta Google Workspace associada;
As duas têm o mesmo login e a mesma password. A password é enviada a cada formador através de um meio de comunicação alternativo;
Quando tentar aceder à conta zoom, vai-lhe ser pedido um código. Este código é enviado para a conta Google Workspace respetiva;
Copie o código na conta Google e use-o na conta ZOOM associada;
Teste o acesso à sessão ZOOM antes da sessão da AF. Em caso de dúvida ou dificuldade, possa ter tempo de solicitar apoio ao CENFORES
Verifique se não há nenhuma sessão agendada no momento em que está a testar.
Se todas as contas estiverem ocupadas no momento em que decorre a sua sessão contacte o CENFORES.
Para agendar uma sessão síncrona, cada formador deverá:
entrar numa das contas zoom do CENFORES;
verificar se ainda não existe nenhuma sessão agendada no horário pretendido e em caso afirmativo agendar a sessão de formação;
No caso de essa conta zoom não estar disponível entrar numa outra conta e fazer um processo idêntico.
O formador divulga o link da sessão:
Copiar o link da sessão de formação;
Colar esse link no espaço próprio para o efeito na sessão da AF (Plataforma CFAE360 do CENFORES);
Enviar, atempadamente, uma mensagem aos formandos com o link da sessão.
B4.1 - NAS ACD, o formador deve preencher na Plataforma a avaliação dos formandos, sob a forma de “frequentou” ou “não frequentou”:
Entrar na plataforma;
Selecione a opção Formador;
Selecionar a turma pretendida;
Selecionar a opção AVALIAÇÃO;
Selecionar os formandos que frequentaram todas as sessões da AF e clicar na opção “frequentou”;
Selecionar os formandos que não estiveram presentes na totalidade das horas da ACD e clicar na opção “não frequentou”;
A opção fica automaticamente registada.
B4.2 - NAS RESTANTES AF (Cursos, Oficinas, PTD), o formador deve:
Entrar na plataforma;
Selecione a opção Formador;
Selecionar a turma pretendida;
Selecionar a opção DOCUMENTOS;
No título “Grelha de Avaliação” baixe o ficheiro Excel;
Preencha a avaliação dos formandos, considerando o tipo de formação - Curso, Oficina, etc - aplicando os descritores e as respectivas classificações;
Apurada a classificação final de todos os formandos, entre na opção “AVALIAÇÃO” e registe-a formando a formando;
A classificação fica automaticamente registada - procedimento indispensável para gerar os certificados.
O formador insere na Secção TRABALHOS a(s) tarefa(s) que os formandos devem realizam durante a formação;
O formando faz o upload de cada uma das tarefas para a Plataforma CFAE360 do CENFORES, em conformidade com a solicitação apresentada pelo formador.
Na Secção TRABALHOS, o formador solicita aos formandos uma reflexão crítica, segundo este modelo, ou o produto individual final da formação (trabalho, relatório, portefólio, projeto, etc), conforme o caso e por decisão do formador;
O formador define o prazo de entrega dos trabalhos dos formandos e da reflexão crítica, tendo sempre em conta que tem (o formador), no máximo, 5 dias para concluir a entrega de toda a documentação.
O modelo pode ser adaptado pelo formador, atendendo à especificidade da AF que coordenou.
A designação do ficheiro terá obrigatoriamente a identificação do código da ação e da turma, seguido da designação do produto (reflexão crítica, trabalho, relatório, portefólio, projeto, etc), terminando com o nome do formando (Ex: A532T4-ReflexaoCritica_AntonioXGPrates). Cada formando deve carregar o seu trabalho na plataforma; para que isso aconteça tem que ser solicitado pelo formador.
O formador deve remeter aos formandos o(s) link do(s) questionário(s) para avaliação da AF:
Questionário de expectativas (usar na primeira sessão, ignorar para formações que já tiveram várias sessões): https://forms.office.com/e/1nR2aTgNJB
Questionário final (usar no fim da AF): https://forms.office.com/e/wrSiDreFX6
Entrega da documentação da AF: a carregar na Plataforma CFAE360 do CENFORES
Os formadores têm de entregar, num prazo máximo de 5 dias seguidos após o termo da formação, toda a documentação necessária ao encerramento da formação, através da plataforma (caso a plataforma não solicite algum destes documentos é favor contactar o CENFORES), no local indicado para cada tipo de documento, alguns dos quais devidamente assinados, a saber:
Grelha de Avaliação - é a grelha de avaliação com os critérios de avaliação usados pelo formador (aprovados pelo CCPFC) para classificar o desempenho dos formandos;
O ficheiro submetido deve tornar clara a forma como foram apuradas as classificações atribuídas a cada formandos, de acordo com os critérios de avaliação aprovados pelo Conselho Científico e Pedagógico para esta ação de formação específica (AN).
Documento emitido pela entidade bancária que tenha o IBAN e o titular da conta para onde deverá ser transferido o pagamento de honorários e/ou ajudas de custo, se aplicável.
Os funcionários públicos (e não só) que tenham exclusividade de funções precisam de uma autorização para de acumulação de funções. Esta autorização deve ser sempre obtida antes do início da formação e é da inteira responsabilidade do(a) formador(a). Alertamos para o facto de que o incumprimento poderá acarretar graves consequências para o próprio.
Pedido de acumulação de funções feito na plataforma SIGRHE [quando aplicável - obrigatório para todos os funcionários públicos com exclusividade, entre outros]
Autorização de acumulação de funções - deferimento do pedido de acumulação recebido da DGAE. A autorização do pedido de acumulação de funções (a carregar na plataforma de gestão da formação do CENFORES é constituída por:
printScreen do SIGRHE onde seja visível que o deferimento diz respeito à turma específica a que se refere).
Registo de Presenças - Depois de terem sido registadas todas as faltas dos formandos, o formador descarrega o registo de presenças em formato PDF, no separador “Sessões” em “Gerar Documento”, assina (preferencialmente em formato digital, com cartão de cidadão ou chave móvel digital).
As folhas de presença assinadas pelos formandos (ações de formação presenciais e em regime b-learning) devem ser digitalizadas pelo formador e colocadas na Plataforma CFAE360. Os originais podem ficar com o formador que, nesse caso, as guardará pelo prazo de cinco anos.
Lançar as notas na plataforma - no separador "Avaliação", lança a nota de cada formando na coluna "Classificação" (usar . [ponto] como separador de casas decimais em vez da , [vírgula].
Pauta de Avaliação [só - o formador descarrega a pauta preenchida, no separador “Avaliação” em “Avaliação dos Formandos”, em formato PDF, assina (preferencialmente em formato digital, com cartão de cidadão). Nas ACD a pauta contém apenas o registo, previamente inserido pelo formador “Frequentou” ou “Não Frequentou”.
Pauta de Frequência [só nas ACD] - No separador "Avaliação", o formador descarrega a "Avaliação Dos Formandos" (ficheiro PDF). Depois de assinado, este ficheiro deve ser submetido em "Documentos" > "Pauta de Frequência".
Relatório do Formador - No separador "Avaliação" (abaixo do título RELATÓRIO DO FORMADOR), o formador descarrega o relatório que está em formato editável, com alguns tópicos automaticamente preenchidos; verifica a informação e retifica, se necessário, e completa os campos por preencher, converte em PDF e assina (preferencialmente em formato digital, com cartão de cidadão).