A emissão e envio de certificados é um processo semi-automático efetuado a partir dos dados que o formando regista no formulário de inscrição, combinado com outros dados necessários para o efeito. Assim sendo, os dados pessoais e profissionais que constam do certificado são importados diretamente e de modo automático a partir dos registos preenchidos pelo formando, sendo ele responsável pela sua veracidade e correção. Se estes dados estiverem errados e como consequência desse facto o certificado contiver erros, ou não chegar ao seu destinatário porque o endereço de e-mail está incorreto, ou não existe, o CENFORES não reenvia estes certificados. A correção de dados é um processo distinto, efetuado de forma manual e como tal exige dispêndio de tempo, pelo que custos iguais aos de uma segunda via. O mesmo se aplica a situações em que o cliente de correio eletrónico não aceite a mensagem enviada pelo CENFORES, ou se esta for por ele tratada como spam e for eliminada.
Para evitar os problemas acima descritos o CENFORES aconselha a correta configuração do e-mail. Se alterar o seu endereço de correio eletrónico isso deve ser comunicado de imediato ao CENFORES para que possamos atualizar os nossos registos evitando possíveis problemas que daí poderiam advir.
Desde que o CENFORES tem a nova plataforma de gestão da formação, os certificados são disponibilizados na área privada do formando logo que estão prontos.