A partir de janeiro de 2024, as inscrições em ações de formação do CENFORES são feitas na nova plataforma de gestão da formação. A inscrição é feita com um simples clique do rato, selecionando a formação em que se pretende inscrever e clicando em INSCREVER. No entanto, antes terá que ter criado uma conta nesta plataforma. A conta é criada uma única vez, podendo atualizar os dados sempre que necessário.
ACDs | | Algumas Disposições Legais || Moodle CENFORES - desativado ||
Existem várias modalidades de formação, a saber:
Cursos de Formação
Oficinas de Formação
Círculos de Estudos
Projetos
As diferentes modalidades de formação correspondem a diferentes tipos de objetivos e métodos.
Os cursos de formação têm uma duração igual ou superior a 12 horas e não têm trabalho autónomo, ou seja não implica trabalho com alunos.
As oficinas de formação têm uma duração igual ou superior a 12 horas e implicam sempre a realização de trabalho autónomo, ou seja, a aplicação autónoma dos conhecimentos desenvolvidos nas sessões presenciais. O número de horas de trabalho autónomo é sempre igual ao número de horas das sessões presenciais. Exemplo: Uma oficina de formação de 50 horas, tem 25 horas de sessões presenciais conjuntas e 25 horas de trabalho autónomo.
Os Círculos de Estudos têm uma duração igual ou superior a 12 horas e implicam sempre a realização de trabalho autónomo, ou seja, a aplicação autónoma dos conhecimentos desenvolvidos nas sessões presenciais.
Um projeto de formação é criado à medida para atender a uma necessidade concreta de um agrupamento de escolas específico e é dirigido
Existem vários regimes de formação
Presencial
e-learning
b-learning
A formação presencial é aquela em que o(s) formador(es) e os formandos estão fisicamente presentes no local onde decorre a formação.
Até ao final de Julho de 2021 a toda formação em regime presencial será realizada remotamente através da Internet.
As acções de formação contínua realizadas por professores bibliotecários ou por docentes das equipas das bibliotecas escolares, no âmbito da formação do professor bibliotecário, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, são consideradas como acções realizadas na área correspondente ao seu grupo de recrutamento. [Despacho Interno do SEAE, de 16.11.2010]