Desistências

Desistências em Ações de Formação

Penalização por desistência sem justificação válida

Quando alguém desistir de uma formação sem um motivo válido é penalizado:

            ▪ se não avisar até ao final da primeira sessão, passa para última prioridade durante 2 anos,

            ▪ se não avisar até 24 horas antes do início da formação, passa para última prioridade durante 1 ano.

Apesar destas regras, solicitamos a todos que quando estiverem inscritos numa formação e que percebam que por algum motivo têm que desistir, deverão comunicar-nos essa desistência o mais rápido possível.

Se receber a informação de que foi alocado/a a uma turma e já não pode frequentar a formação deverá informar-nos de imediato (clicar aqui para fazer a comunicação formal em formulário próprio).

Nota: Quando há um motivo válido não se aplica a penalização. Se já tem a confirmação de que a sua desistência se enquadra no motivo válido, então não se deve preocupar com a mensagem que possa ter recebido sobre eventuais penalizações.

Motivos válidos para desistência de formação

Esclarecimento sobre Desistências

As ações de formação têm custos. Algumas são pagas com o Orçamento de Estado, outras com o financiamento de projetos específicos, outras pelos próprios formandos. Quando a formação é custeada pelos formandos e alguém desiste, em princípio não é devolvido o valor pago, já que os custos não diminuem pelo facto de ter havido uma desistência. Da mesma forma, quando alguém desiste de uma ação financiada pelo Orçamento de Estado ou por um projeto específico os custos também não diminuem. No entanto, quando a formação não é financiada pelos formandos, a desistências extemporâneas têm como consequência prática impossibilitar outras pessoas de frequentar a formação. Temos assim um desperdício de recursos do qual ninguém beneficia mas em que alguns são prejudicados. Esta situação, apesar de ter existido durante muito tempo,  não era justa sendo penalizadora para algumas pessoas que por vezes não tinham a oportunidade de frequentar formação porque outros ocuparam uma vaga sem terem aproveitado a formação, pelo que houve necessidade de alterar as regras.

Recordamos que o CENFORES é um Centro de Formação de Associação de Escolas que serve, em primeiro lugar, os seus associados, ou seja, o pessoal docente e não docente dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas Associados. Esta decisão foi tomada em Conselho de Diretores, ou seja, pelo coletivo dos Diretores de todas as Unidades Orgânicas Associadas e do CENFORES.

Justificação de desistência extemporânea

No caso de alguém ter que desistir de uma formação, tendo uma justificação plausível, deverá enviar a justificação para o CENFORES, dirigida à Diretora do CENFORES, anexando eventuais documentos, se for o caso. Estes documentos são sempre enviados através do formulário de desistência.

Como Comunicar uma desistência

As desistências devem ser comunicadas ao CENFORES atempadamente através de formulário próprio (clicar aqui para aceder ao formulário de desistência).

Para além desta comunicação de desistência deverão igualmente enviar um e-mail para os formadores.