O Sertão da Farinha Podre, os Caiapós e o Julgado do Desemboque

Outros povos já habitavam a região. Entre eles, em maior peso, os Índios Caiapós.

Com a expedição de Anhanguera, o desbravamento do local iniciou-se posteriormente a 1740, no qual a Capela da Nossa Senhora do Desterro foi fundada e assim foi a iniciação do povoamento da região.

Os Caiapós eram oprimidos e ameaçados pelos portugueses e bandeirantes que vinham para a região. Porém, os mesmo lutavam e batalhavam para impedir sua escravidão, mas, mesmo assim, sua luta e força não conseguiram vencer as armas portuguesas.

O Rio das Velhas e as minas de ouro foram a forma de impulsionar a grande expansão do local, o que gerou uma busca por riquezas que a região tinha a oferecer.

Assim, em 1750, o números de garimpeiros e famílias desses garimpeiros aumentaram de maneira significativa, durando até 1816.


A partir desse ano, o esgotamento do ouro começou a ser cada vez mais perceptível e a economia local, juntamente com a exportação de ouro e sal e a colonização da região deram forças ao chamado "Julgado do Desemboque".


Esse movimento trouxe o dissolvimento da demarcação da região para toda a localidade do Triângulo por conta do grande desenvolvimento das áreas ao redor, trazendo, assim, o fim da demarcação do Desemboque, o qual era considerado uma grande potência local.