Ciclo da Mineração

As expedições para o território mineiro começaram a partir do século 16, inicialmente em busca pelas pedras preciosas, que se originaram por conta da queda do ciclo da cana-de-açúcar, atual principal atividade econômica do país.

A expedição de Fernão Dias, nome que é bem conhecido no nosso estado, em uma conhecida rodovia mineira, inicialmente buscava por prata e esmeraldas em nossa região.

Mas foi no século 17 em que foram descobertas várias minas e rios repletos de ouro no território de nosso estado, mudando o principal objetivo de encontrar esmeraldas e prata, para começar o garimpo de ouro.

Com isso, no século 18 a mineração em geral se tornou uma forte atividade econômica do Brasil Colônia e com a busca de ouro aumentando, começaram a ser trazidos mais escravos para Minas Gerais, para trabalharem com o garimpo.

Foi por conta das buscas de pedras preciosas nos rios, que foi descoberta a Vila Rica, atual Ouro Preto, que era uma região com muito ouro nos leitos dos rios.

Também, no século 18, pela alta busca e pelo excesso da mineração, as minas começaram a se esgotar, fazendo com que a mineração da região entrasse em decadência.