Entradas e Bandeiras

Entradas e Bandeiras foram expedições que ocorreram no século XVIII, rumo ao sertão brasileiro.

Estas expedições ajudaram na ocupação e exploração do nosso país.


As expedições das Entradas partiram do litoral rumo ao interior para explorar o sertão brasileiro. Elas eram muito comuns no Nordeste e aconteceram principalmente quando outras nações estavam querendo conquistar o Brasil, como uma forma de marcar a presença da coroa portuguesa no território para não perdê-lo para as outras nações. As entradas não iam para longe do litoral, pois os desbravadores, além de não conhecerem totalmente a terra, tinham medo do encontro com indígenas.

Quando as entradas decaíram, as Bandeiras ganharam força. Essas expedições saíram de São Paulo e igualmente às Entradas, as Bandeiras também tinham como objetivo explorar o sertão brasileiro e capturar índios para o trabalho escravo. Essas expedições foram as primeiras a encontrar ouro nas margens dos rios mineiros.

Existiam três tipos distintos de Bandeiras: as Bandeiras de Apresamento, que eram focadas em aprisionar indígenas para o trabalho escravo, já as Bandeiras de Prospecção, também conhecidas como Bandeiras de mineração, buscavam metais preciosos, sendo as primeiras a encontrar ouro nas margens dos rios mineiros; e por fim, tinha as Bandeiras de Contrato. Estas perseguiam escravos para achar quilombos e destruí los.

Vale ressaltar que as Bandeiras eram mais agressivas em comparação às Entradas.