Bartolomeu Bueno da Silva Filho

Bartolomeu Bueno da Silva Filho, o segundo Anhanguera, nasceu em Parnaíba, São Paulo, em 1672 e faleceu em 19 de setembro de 1740 na vila de Goiás, em Goiás.

Em 1722, cumprindo ordens do governo colonial para encontrar as minas auríferas, partiu de Piratininga com um grupo composto por brancos, índios e escravos, somando 152 pessoas no total. Iniciou o desbravamento da rota que deu origem aos primeiros povoados da atual região do Triângulo Mineiro.

Foi no comando desse grupo, que o bandeirante fez um percurso com trilheiros até as margens do Rio Grande, e passou pela foz do Rio do Carmo até atingir a margem oposta, o Sertão da Farinha Podre.

Com a chegada dos bandeirantes na região do atual Triângulo Mineiro, os indígenas que lá habitavam tiveram que fugir em direção a um lugar onde não houvesse a presença do homem branco. E já que um dos objetivos dos bandeirantes era a caça de nativos, essa fuga justifica o porquê da entrada de bandeirantes no sertão, que avançaram com a intenção de capturá-los.