Pascoal Moreira Cabral

Pascoal Moreira Cabral, foi um bandeirante paulista que nasceu no ano de 1654. Ele está ligado diretamente à origem da cidade de Cuiabá.


Em 1718, motivado pelas informações trazidas pelo bandeirante Antônio Pires de Campos, em relação à existência de indígenas na região do encontro dos Rios Cuiabá e Coxipó, que foi nomeado pelo mesmo de São Gonçalo Velho, Pascoal Moreira também viajou para as terras mato-grossenses.


Sua expedição contava com mais de 50 pessoas de sua comitiva oficial e mais uma quantidade não informada de negros e índios que eram escravizados.


Essa expedição foi dividida em dois grupos, enquanto um entrou em conflito com os nativos da região, o outro acabou encontrando ouro nas margens do rio Coxipó.

O objetivo inicial da bandeira de Pascoal Moreira Cabral era capturar índios, mas mudou para a mineração de ouro, quando se uniu à bandeira de Fernando Dias Falcão.


Pascoal Moreira e seus bandeirantes assinaram a Ata de Fundação de Cuiabá em 8 de abril de 1719.


No ano de 1730, o grande bandeirante paulista e fundador de Cuiabá faleceu com 76 anos de idade, e deixou duas filhas e dois filhos, fruto de seu casamento com Isabel de Siqueira Cortes.