Povoamento da Região do Triângulo Mineiro

Graças à descoberta das minas de ouro, Minas Gerais ficou bastante populosa, repleta de índios, que já habitavam a região antes da colonização, escravos que vieram ao estado para trabalhar nas minas e nos rios em busca de ouro e pedras preciosas, bandeirantes e colonos que vieram também em busca do ouro, e também tinha os portugueses que controlavam os garimpos e a mineração.


Com esse fluxo de pessoas, o povoamento do Triângulo Mineiro começou a fluir, e a população começou a surgir. Mas dessa população, grande parte era pobre, porque ou eram escravos, ou eram pessoas que vinham em busca de trabalho, nas fazendas da região.

Os Índios e Quilombolas, que habitavam o local antes dessa região ser colonizada, foram expulsos, exterminados ou escravizados, para trabalhar no garimpo de pedras preciosas.

Foi graças a mineração, que o território do Triângulo Mineiro ficou muito conhecido e populoso, e mesmo com a pós queda na mineração, grande parte da população se manteve na região. Assim começaram a surgir os povoados e vilas pelo Triângulo Mineiro, evoluindo e aumentando cada vez mais, até ficar como a região é hoje.