PSICÓLOGA PRISCILLA TIETBOHL

CRP 12/07458



Você conhece os principais sintomas depressivos e como tratá-los?



Os principais sintomas de um quadro depressivo incluem variações de humor, desânimo, tristeza, choro frequente, e em casos mais graves, ideação suicida. Alguns eventos podem funcionar enquanto provocadores de episódios depressivos, que podem ou não estar relacionados com situações atuais ou passadas. Toda depressão implica a relação de alguém com um objeto emocionador, que provoca tristeza ou apatia, e um horizonte futuro na impotência de ser. O paciente começa a experimentar-se psicofisicamente na impotência da realização de seus desejos, comprometendo as possibilidades de ser futuras.

O tratamento da depressão inclui avaliação psicodiagnóstica, definição do tipo e grau de depressão, tratamento psicoterapêutico, e em alguns casos mais graves, tratamento medicamentoso. Na psicoterapia o psicólogo investiga os fatores humanos, psicológicos e ambientais que estão tendo função no desenvolvimento dos sintomas, e torna possível a recuperação psicológica com as localizações psicoterapêuticas e orientações. Pacientes com depressão leve que realizam o tratamento completo geralmente conseguem a remissão total dos sintomas durante alguns meses de tratamento. Ficam psicofisicamente mais seguros e conseguem realizar o seu projeto e desejo de ser com tranquilidade e motivação.

Na avaliação médica alguns dos principais antidepressivos receitados são o citalopram, a fluoxetina, e a paroxetina. O citalopram, por exemplo, trata-se de um fármaco inibidor seletivo da receptação da serotonina, aumentado os níveis cerebrais desse neurotransmissor. Apresenta pouca ou nenhuma propriedade sedativa. Como todos os fármacos, a indicação, dosagem e o tempo de tratamento dependem de avaliação médica.

Manter um estilo de vida saudável auxilia na melhora dos sintomas depressivos. Pesquisas científicas demonstram que a qualidade do sono, horas suficientes de lazer e descanso, realização de atividades físicas regulares, e a alimentação saudável contribuem na diminuição dos níveis de depressão na maioria dos pacientes.