PSICÓLOGA PRISCILLA TIETBOHL

CRP 12/07458


Conheça os principais sintomas de ansiedade

e como tratá-los


O tratamento da ansiedade envolve avaliação psicodiagnóstica, definição do tipo e grau de ansiedade, tratamento psicoterapêutico, e em alguns casos, tratamento medicamentoso. Na psicoterapia o psicólogo investiga os fatores humanos, psicológicos e ambientais que apresentam função no desenvolvimento dos sintomas, promove a recuperação psicológica com as localizações psicoterapêuticas e orientações.


A ansiedade e o medo são sinais de alerta que servem para a proteção da integridade física e emocional. Ela exerce importante papel no estabelecimento de medidas necessárias e urgentes, reduzindo potenciais ameaças e as consequências negativas de eventos estressores. Nessa atividade o organismo se prepara para evitar riscos com o aumento da atividade somática controlada pelo sistema nervoso.


Alguns eventos podem funcionar enquanto gatilhos na vivência de episódios ansiosos, que podem ou não estar relacionados com situações atuais ou passadas. Os principais sintomas de um quadro de ansiedade incluem variações de humor, palpitações, tonturas, falta de ar, tensão muscular, tremores, cefaleia, dificuldades de atenção e concentração.


Toda ansiedade envolve a relação de alguém com um objeto emocionador, que provoca medo e apreensão, e implica um horizonte futuro na ameaça de ser. O paciente começa a experimentar-se psicofisicamente no medo de que algo negativo possa lhe ocorrer comprometendo as possibilidades de ser futuras. A psicoterapia equaciona os problemas que exercem função no desenvolvimento dos sintomas e promove segurança de ser psicofísica. Obtendo enquanto resultado de tratamento o alívio progressivo dos sintomas ansiosos.


Alguns pacientes com ansiedade são encaminhados para avaliação médica na qual são receitados ansiolíticos por um período de tempo que pode ser mais curto ou mais longo, dependendo da intensidade e gravidade dos sintomas. Os ansiolíticos são medicações que atuam no controle da ansiedade com implicações no comportamento e nas emoções. Os benzodiazepínicos são receitados com frequência no tratamento da ansiedade, sendo alguns exemplos o clonazepam e o alprazolam. Todos apresentam alguma propriedade sedativa e calmante. Potencializam o efeito neurotransmissor resultando em propriedades ansiolíticas, indutoras de sono e anticonvulsivantes, de relaxamento muscular.


Pesquisas científicas demonstram que a qualidade do sono, horas suficientes de lazer e descanso, realização de atividades físicas regulares, alimentação saudável com a ingestão de líquidos e alimentos pouco gordurosos, contribuem na diminuição dos níveis de ansiedade na maioria dos pacientes. Além de manter um estilo de vida saudável livre do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cigarros, por exemplo. A ingestão exagerada de alimentos e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros utilizados enquanto alívio momentâneo dos sintomas de ansiedade não é recomendável porque compromete a saúde fisiológica a longo prazo, podendo levar a graves quadros de obesidade e dependência química.