PSICÓLOGA PRISCILLA TIETBOHL
CRP 12/07458
PSICÓLOGA PRISCILLA TIETBOHL
CRP 12/07458
As intervenções realizadas pelo Psicólogo nas empresas são importantíssimas no desenvolvimento da saúde psicológica dos colaboradores. Nas avaliações o Psicólogo investiga os aspectos relacionados a história pessoal e laboral do sujeito e orienta nos aspectos psicológicos e sociais. Realizadas através de entrevistas que podem estabelecer, de acordo com as decisões do colaborador, avaliações psicodiagnósticas individuais relativas as condições emocionais. No psicodiagnóstico o psicólogo avalia os padrões dos estados emocionais do paciente e orienta na realização do tratamento psicológico. As orientações são realizadas de acordo com os conhecimentos científicos com reserva ética, profissionalismo e sigilo.
As orientações psicológicas apresentam enquanto objetivo oferecer suporte ao colaborador, de acordo com cada necessidade específica, orientá-lo na realização do tratamento, desenvolvimento de habilidades positivas, e enfrentamento do estresse laboral. O Psicólogo também está habilitado a realizar avaliações psicossociais para a realização de atividades laborais específicas, como a análise do trabalhador que exerce atividades em condições arriscadas, nos espaços confinados e trabalhos em altura, por exemplo. Nessas questões específicas o psicólogo analisa a trajetória pessoal e ocupacional, capacidade de atenção e concentração, memória, inteligência, presença ou ausência de sintomas depressivos, ansiosos, fobias, etc. Visando analisar a capacidade de autocontrole, manejo do estresse e habilidade na execução das atribuições em condições perigosas.
Após esses procedimentos o Psicólogo poderá elaborar pareceres, laudos, relatórios e atestados psicológicos. O Psicólogo também realiza análise de clima organizacional, orientação do colaborador na experiência, avaliações de desempenho, elaboração de planos de carreira e promoções, elabora e ministra treinamentos. Considerando que o clima organizacional exerce influência direta nos estados emocionais dos colaboradores das empresas. Portanto, analisar o clima organizacional permite ao Psicólogo investigar os aspectos positivos e negativos. Identificar os principais problemas com propósito de planejar ações que possam resolver possíveis conflitos organizacionais.
Na elaboração dos treinamentos o Psicólogo realiza o levantamento das necessidades organizacionais e os compara com os conhecimentos e habilidades dos colaboradores. Promove ações de desenvolvimento cognitivo, informativo, organizacional e laboral. Todas essas intervenções refletem de maneira considerável na saúde psicológica dos colaboradores, no desenvolvimento das habilidades e no clima empresarial.
De acordo com Zanelli e colaboradores (2010) o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis e éticos nos quais as ações dos colaboradores sejam baseadas no respeito e transparência são estratégias importantes no enfrentamento do estresse laboral. Essas estratégias possibilitam a construção de uma cultura organizacional que considere e valorize a saúde psicológica no trabalho e nos outros aspectos importantes na vida dos colaboradores das empresas.