Confira a descrição a seguir sobre as atribuições profissionais da Psicologia clínica e Empresarial
conforme o Conselho Federal de Psicologia.
As atribuições descrevem as principais atividades profissionais dos Psicólogos no Brasil.
PSICOLOGIA CLÍNICA
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA
Trabalha na área específica da saúde, colaborando na compreensão dos fenômenos psicológicos, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe interdisciplinar.
Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica.
Realiza avaliação e diagnóstico psicológicos através de entrevistas, e observação com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos.
Realiza atendimento familiar e/ou de casal para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico.
Acompanha psicologicamente gestantes durante a gravidez, parto e puerpério.
Elabora pesquisas sobre a saúde psicológica populacional, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e psicoterapêuticas a realidade psicossocial.
Elabora e coordena, individualmente ou em equipe interdisciplinar, tecnologias próprias ao treinamento em saúde, particularmente em psicológica, com o objetivo de qualificar o desempenho de várias equipes.
Participa e acompanha a elaboração de treinamentos educativos em saúde psicológica.
Orienta as atividades de Psicologia em instituições e estabelecimentos de ensino e/ou de estágio, que incluam o tratamento psicológico em suas atividades.
Realiza pesquisas visando a construção e a ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no campo da saúde psicológica.
PSICOLOGIA EMPRESARIAL
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA
Trabalha individualmente ou em equipe interdisciplinar, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia na compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos de trabalho e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.
Planeja, elabora e avalia análises de trabalho para descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho de cargos e funções, com o objetivo de subsidiar ou assessorar as diversas ações da administração.
Participa do recrutamento e seleção pessoal, utilizando métodos e técnicas de avaliação, com o objetivo de assessorar as chefias.
Elabora, executa e avalia, em equipe interdisciplinar, treinamento e formação de colaboradores.
Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para o processo de avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões, tais como: promoções, movimentação de pessoal, planos de carreira, remuneração, treinamento e desenvolvimento.
Planeja, coordena, executa e avalia, individualmente ou em equipe interdisciplinar, processos de treinamento, de capacitação e desenvolvimento.
Participa de atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais.
Participa de atividades educacionais e culturais, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vida do colaborador.
Encaminha e orienta os colaboradores e as organizações, quanto ao atendimento adequado, no âmbito da saúde psicológica, nos níveis de prevenção, tratamento reabilitação.
Elabora diagnósticos psicossociais das organizações. Emite pareceres e realiza projetos de desenvolvimento da organização no âmbito de sua competência.
Realiza pesquisas visando a construção e ampliação do conhecimento teórico e aplicado ao trabalho.
Coordena e supervisiona as atividades de Psicologia empresarial, ou setores em que elas se inserem, em instituições ou organizações em que essas atividades ocorrem.
Desenvolve ações destinadas as relações de trabalho no sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos, intervindo na elaboração de conflitos e estimulando a criatividade na busca de melhor qualidade de vida no trabalho.
Acompanha a formulação e implantação de projetos de mudanças nas organizações, com o objetivo de facilitar ao pessoal a compreensão das mesmas.
Assessora na formação e na implantação da política de Gestão de Pessoas das organizações.
Participa enquanto consultor no desenvolvimento das organizações nos diferentes níveis hierárquicos.