Os performers realizam suas obras em espaços públicos de São Paulo
Performers deliver their works in public spaces of São Paulo
O Espaço Cultural Periferia no Centro é um local de encontros e colaboração para jovens, ativistas, artistas e educadores.
The Cultural Space "Periferia no Centro" is a place of meetings and collaboration, right at the heart of the city, for young people, activists, artists and educators.
O performer Ismael Trabuco questiona: o que são essas Ondas que nos impulsam? Tudo vibra e nada é estático. A partir dessa premissa, o corpo se manifesta pela vibração do espaço que o envolve. É possível dominar uma onda dentro de si? E criar e recriar ondas?
Eixo temático: Um ou dois corpos no mundo.
"Labor and Rest" aborda corpos negros, queer e com deficiência, resistindo ao capacitismo. O público recebe "instruções" contraditórias para interagir com a/o performer, destacando estereótipos e desafios pessoais com deficiências mentais e físicas, especialmente para mulheres negras. Nicole atuou no Iraque pela marinha americana e hoje questiona a guerra. Foi reconhecida com o LMCC Creative Engagement Grant awardee 2023.
Eixo temático: Legados da performance.
Localizado na histórica região operária do ABC, Diadema é um reduto da cultura hip hop de São Paulo.
Located in the historic working-class region of ABC, Diadema is a stronghold of São Paulo's hip hop culture.
A performance "sER.á.linha_do" transforma poesia escrita em cadernos em uma ação performática que envolve corpos em movimento. A troca entre corpo, palavra e poesia ocorre enquanto o texto é conduzido ao longo dos corpos dos performers, gerando leituras sensíveis.
Eixo temático: Um ou dois corpos no mundo.
Ponto de encontro de tribos urbanas da contracultura, como skatistas, pessoas do teatro e de movimentos progressistas.
Meeting point for urban counterculture tribes, such as skateboarders, theater people and progressive movements.
A doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) pesquisa relações coletivas na educação, explorando gênero, território e poder em várias linguagens, com ênfase na performance. Utiliza arquivos para desafiar o poder estabelecido e busca memórias esquecidas sobre cidades e identidades femininas, recriando narrativas de forma colaborativa. Com "Eva do Gelo", Marie espera o descongelamento de ovos de codorna em uma performance urbana, desafiando normas farmacopornográficas.
Eixo temático: Rituais, objetos e tecnologia.
Jana é uma artista multidisciplinar, e Luan é músico de concerto contemporâneo. Em "Cycle of things" os dois artistas exploram sons, movimentos e histórias de objetos encontrados. Eles especulam sobre a memória desses itens em uma mesa de dissecção por meio da observação tátil e intuição na organização de sons. A obra explora a relação com objetos, resíduos e o diálogo entre os sons macro e micro da cidade. Cada objeto usado é documentado e a instalação final funcionará como um museu de objetos encontrados. Os artistas têm trabalhado juntos por 2 anos, sempre no campo do som e objetos.
Eixo temático: Rituais, objetos e tecnologia.