Manter a relação entre o porto de Santos e a Cidade é um exercício diário, que demanda políticas públicas para aproximar trabalhadores e moradores da cidade litorânea. Esse é o pensamento do economista e ex Secretário Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomênico.
Com um perfil extremamente técnico, Pierdomênico conversou com alunos do último ano de jornalismo da Universidade Santa Cecília, para explicar conceitos técnicos, curiosidades e estrutura organizacional. O especialista já exerceu diversas funções dentro do porto santista.
“Estou há 21 anos no porto e o divisor de águas na minha vida foi quando assumi em 2003 a diretoria do Porto de Santos . Falar e ‘vender’ o porto era o meu trabalho; ele tem um grande peso na economia do Brasil. Os anos vão passando e cada vez mais aumentamos a movimentação de cargas e seguimos impactando o PIB do país”.
Em 2023 o Porto de Santos foi responsável por movimentar cerca de 173,3 milhões de toneladas, com aumento de 6,7% em relação ao ano anterior.
Acostumado a conceder entrevistas, Pierdomênico fala da sua relação com jornalistas e como o bom convívio auxilia na divulgação de informações pertinentes à sociedade civil.
“Estou acostumado a dar entrevistas para diferentes veículos e observo que faltam muitos jornalistas especializados na área. Usamos muitos termos e nomenclaturas que quem não é do ramo não consegue entender. Os jornalistas são importantes, pois são eles que levam as informações para a população local".
Beatriz Lima
Repórter, fotógrafa e editora
Guilherme Chinarelli
Editor
Lucas Mendonça
Repórter, escritor e editor