Posicionamento radiográfico do úmero - CÃO

Úmero

O úmero deve ser avaliado através das projeções padrões caudocranial e mediolateral (COUSON e LEWIS, 2008; THRALL e ROBERTSON, 2015). O exame radiográfico do úmero pode ser utilizado para avaliação de fraturas, osteocondrose, processos neoplásicos e infecciosos (THRALL, 2019).


  • Projeção caudocranial do úmero

Na projeção caudocranial do úmero (Figura 01), o paciente deve adotar um posicionamento em decúbito dorsal, com os membros torácicos estendidos cranialmente de forma individual (SIROIS, 2010). O membro afetado precisa estar o mais paralelo possível da mesa de raios-X, visando diminuir o efeito de distorção (AYERS, 2012).

Segundo Sirois e colaboradores (2010), nesta projeção a centralização do feixe de raios-X deve ser realizada no eixo médio do úmero, com a colimação incluindo as articulações do úmero e cúbito (Figura 02).

Figura 01 - Projeção caudocranial do úmero. (A) posicionamento do paciente para realização da projeção caudocranial do úmero; (B) imagem radiográfica de uma projeção caudocranial do úmero. Fonte: O autor (2021).

Figura 02 - Imagem radiográfica da projeção caudocranial do úmero. (1) . tubérculo maior do úmero; (2) tubérculo menor do úmero; (3) tuberosidade deltóide; (4) epicôndilo medial do úmero; (5) epicôndilo lateral do úmero. Fonte: O autor (2021).

  • Projeção mediolateral do úmero

Para a realização da projeção mediolateral do úmero (Figura 04), o feixe radiográfico deve ser centralizado no eixo médio do úmero e a imagem deve contemplar a articulação do úmero e cúbito (SIROIS et al., 2010).

Ademais, o animal deve ser colocado em decúbito lateral, com o membro afetado próximo à mesa e estendido cranioventralmente. Traciona-se o membro oposto caudalmente. A cabeça e o pescoço são movidos dorsalmente, para evitar a sobreposição da traqueia sobre a cabeça do úmero (Figura 03) (AYERS, 2012; SIROIS et al., 2010).

Figura 03 - Projeção mediolateral do úmero. (A) posicionamento do paciente para realização da projeção mediolateral do úmero; (B) imagem radiográfica de uma projeção mediolateral do úmero. Fonte: O autor (2021).

Figura 04 - Imagem radiográfica da projeção mediolateral do úmero. (1) cabeça do úmero; (2) tubérculo maior do úmero; (3) côndilo do úmero; (4) olécrano; (5) articulação radioulnar proximal; (6) cabeça do rádio. Fonte: O autor (2021).