Manual de Posicionamento Radiográfico do Esqueleto Apendicular Canino

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

INSTITUTO DA SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Exames radiográficos dos membros pélvicos e torácicos estão entre os mais requisitados pelos médicos veterinários. No entanto, o profissional executante necessita empregar adequadamente a técnica radiológica para que as imagens produzidas possuam a qualidade necessária para uma avaliação acurada. Dessa forma, falhas no posicionamento radiográfico constituem-se um dos principais fatores que afetam a qualidade da imagem radiográfica, sendo indispensável que o radiologista possua o conhecimento do posicionamento correto para evitar exposições reiteradas do paciente à radiação ionizante e a imagem obtida permita uma análise adequada.

As imagens deste manual foram produzidas no Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário Prof° Mário Dias Teixeira da Universidade Federal Rural da Amazônia, utilizando-se como modelo três cadáveres caninos. O equipamento de raios-X foi operado na configuração de 500 mA e 100 kVp, com plates radiográficos da marca AGFA de tamanho 35 x 43 cm, 24 x 30 cm e 18 x 24 cm. Para as fotos foi utilizada máquina fotográfica Digital Single Lens Reflex (DSLR), EOS Rebel T7, sensor CMOS e 24,1 megapixels.

Obtiveram-se trinta (31) imagens fotográficas e sessenta (60) projeções radiográficas dos membros torácicos e pélvicos, em diferentes posicionamentos e incidências. O manual de posicionamento radiográfico do esqueleto apendicular canino constitui-se um material didático complementar para o estudo do posicionamento, projeções e indicações do exame radiográfico dos membros torácicos e pélvicos de cães.

O Manual de Posicionamento Radiográfico do Esqueleto Apendicular Canino foi desenvolvido por:

Victória Tayná Mafra de Sena

Discente do 10° semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Sob orientação do:

Prof° Dr° Leandro Nassar Coutinho

Professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Diagnóstico por Imagem.