O projeto eTwinning «A Journey through Art», está a ser desenvolvido pelo 2.º 1.ª em parceria com outras turmas de Portugal, Itália e Grécia. Tem como objetivos incentivar as crianças a usar a criatividade, explorar e desenvolver competências artísticas básicas bem como desenvolver capacidades de resolução de problemas e aumentar a inteligência emocional permitindo que as crianças explorem e comuniquem os seus sentimentos de uma forma visual. Estão previstas desenvolver diversas atividades: criar coletivamente o logótipo do projeto; definir as regras de segurança na internet a aplicar no projeto; responder a um questionário sobre arte; elaborar os avatares dos alunos e professores e elaboração de uma apresentação da escola.
Este projeto foi iniciado em 2023-2024, decorre do projeto Erasmus 2023-2-PT01-KA210-SCH-000178115, e teve como pilar a preocupação expressa pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na Conferência dos Oceanos de 2022, que incide no futuro do planeta e a necessidade de incluir os jovens nas decisões que impactam as suas vidas. Teve como principal objetivo ligar os jovens às suas comunidades, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, cultural e político e preparando-os para atuarem de forma mais ativa na defesa da democracia, da justiça social, da igualdade e da sustentabilidade ambiental, promovendo assim a cidadania europeia. No decorrer deste ano letivo decorreram duas mobilidades (Itália e Croácia) que por sua vez, desembocaram em dois momentos de reflexão, ação e partilha visando a tomada consciência da importância quanto ao papel de cada indivíduo na sociedade. Cada encontro foi explorada uma ação (justiça social e igualdade; sustentabilidade ambiental) concreta que justificou a deslocação de alunos às outras escolas parceiras.
No final de cada mobilidade, foi redigido um manifesto acerca da preocupação respetiva e propostas ações de medida por parte dos alunos. Este trabalho deu origem a um manifesto final, que foi por sua vez, entregue a representantes da União Europeia no decorrer da mobilidade a Bruxelas.