Disponibilizamos neste separador a atividade desenvolvida no âmbito de projetos internacionais no decorrer do ano letivo 2024-2025.
Nos dias 9 e 10 de setembro de 2024 decorreu o Seminário do Agrupamento que se pautou por diversos momentos entre os quais, no dia 10, por um painel dinamizado pela equipa dos Projetos Internacionais. A Coordenadora, a professora Isabel Catarino, começou por relatar brevemente o percurso de internacionalização do nosso agrupamento e destacar as principais atividades desenvolvidas. Seguidamente, a docente Luísa Antunes abordou a importância da disseminação e, nesta sequência, deu a conhecer aos presentes este site e a sua organização e ainda a rede social Facebook AE Bom Sucesso - Projetos Internacionais . Deu ainda a conhecer sumariamente as principais atividades desenvolvidas no ano transato. Seguiu-se o testemunho dos diversos intervenientes (docentes, alunos, AO, CM, mãe e EE) no âmbito de job shadowing (Colégio de Santa Almería, Espanha e Iasi, Roménia) e na mobilidade de parceiros do projeto Erasmus «We are the future» que recebemos no nosso agrupamento. Também contamos com a partilha de atividades desenvolvidas no decorrer do projeto «Landscapes Successful Practices between Art and Education». A cada partilha de atividade, a docente Susana Varela deu-nos a oportunidade de visualizarmos um filme ilustrativo e partilhou ainda também a sua experiência enquanto mentora no âmbito da Academia Júnior eTwinning.Os testemunhos foram moderados por dois alunos que integram o Jornal Escolar.
No dia 18 de setembro de 2024 a equipa de projetos internacionais reuniu para proceder à organização e distribuição de tarefas pelos membros da equipa, e ainda por outros elementos que se voluntariaram em colaborar, no que concerne à candidatura da Acreditação Erasmus +.
A convite da Representação da Comissão Europeia em Portugal, nos dias 10 e 11 de dezembro, a nossa Coordenadora dos Projetos Internacionais participou numa mobilidade financiada a Bruxelas, a par com algumas das instituições europeias.
No primeiro dia, no edificio da Comissão Europeia, um grupo de 25 professores e técnicos contou com algumas sessões de trabalho onde se abordaram questões da Agenda da UE, nomeadamente, ao nível da educação e juventude. Houve oportunidade de refletir e discutir os desafios e riscos que a transição digital em curso, que se pretende justa e equitativa, nos acarreta e, por outro lado, como esses desafios deverão oferecer-se como oportunidades para os jovens e para a sociedade, em geral. A ameaça ao bem estar fisico e mental dos jovens face ao mundo digital, foi mote para debate acerca da permissão, ou não, do uso dos telemóveis nas escolas. Em síntese, concluiu-se que a proibição pode não ser a solução mais adequada para esta questão. Foi possível também percecionar o funcionamento das diferentes instituições, e as relações que se estabelecem entre elas, e de conhecer a oferta da UE ao nível da formação, do trabalho e de carreiras para jovens.
Na manhã do 2° dia, procedeu-se a uma visita à Casa da História Europeia, onde foi possível, de forma interativa, viajar até à Antiguidade, recordando em contexto mitológico, a lenda que deu origem à Europa e atravessar os muitos momentos históricos que ao longo de séculos levaram à construção ( e, momentaneamente, destruição) da Europa. Houve ainda tempo para uma visita guiada ao Parlamento Europeu, nomeadamente, à sala do hemiciclo onde muitas das leis que regem a Europa são discutidas e aprovadas em colaboração estreita com o Conselho Europeu.
Além das aprendizagens adquiridas, esta mobilidade permitiu também estabelecer novos contactos e alargar a rede de parcerias existente tendo em vista vir a desenvolver e enriquecer os projetos de cooperação no âmbito do programa Erasmus+, nomeadamente os projetos «We are the future» e «Young people matter» em curso no Agrupamento.