De 13 a 17 de janeiro, no âmbito do Projeto Erasmus n.º 2024-1RO001- KA121- SCH-000200524, decorreu uma mobilidade de um grupo de alunos e duas docentes provindos do Colégio Nacional de Iasi, Roménia.
O dia 13 de janeiro começou com a receção dos alunos e professores acompanhantes, na escola sede do Agrupamento. O professor de Música, com os alunos de turmas do 5°ano, brindaram-nos com o Hino da Escola e uma canção de boas vindas. Seguiram-se atividades de quebra gelo, dinamizadas pela psicóloga, e o tour pela escola. Posto isto, recorrendo à pirogravura, os alunos gravaram o seu símbolo favorito, com a colaboração do professor de Marcenaria e dos alunos das turmas CEF. Seguiram-se as apresentações efetuadas pelos alunos do Clube Europeu relativas a aspetos da cultura portuguesa (país, concelho, freguesia ) e da nossa escola. Os alunos romenos também procederam à apresentação da escola de Iasi e deram a conhecer algumas características da Roménia. De tarde, seguiu-se a visita/jogo em língua inglesa ao Oceanário onde foram abordadas questões acerca do aquecimento global e a vida nos oceanos.
O dia 14 de janeiro iniciou-se com uma atividade dinamizada pela professora e alunos do clube de teatro. Aos exercícios de introspecção, relaxamento e expressão de emoções, seguiu-se a dramatização de um texto de um reconhecido escritor português. Seguidamente, alunos da nossa escola de diversas proveniências, partilharam com os presentes as suas histórias de vida. A manhã culminou com a participação dos alunos visitantes em atividades do Desporto Escolar. De tarde, o professor de Cozinha e os alunos da turma CEF abriram a cozinha aos visitantes para mostrarem como desenvolvem as suas aptidões culinárias. No decorrer do dia ocorreu, no átrio de entrada, uma mostra internacional, dando a conhecer a diversidade linguística e cultural dos alunos do agrupamento provindos de diferentes continentes (asiático, americano, africano e europeu - 21 nacionalidades diferentes, além da portuguesa) com a exposição de artefactos, jogos, recitação de poemas, música e dança. Também podemos contar com a colaboração do Grupo Coral Unidos do Baixo Alentejo e do sr. Inocêncio Casquinha com uma demonstração de reportório de música tradicional portuguesa com os seus instrumentos construídos a partir de materiais reciclados. O dia terminou com a degustação de iguarias típicas dos diversos países, possibilitada pela colaboração de Encarregados de Educação, nomeadamente, dos alunos da AJE e do Clube Europeu e da turma 9 ° D.
O dia 15 de janeiro foi dedicado a visitas culturais. De manhã foi visitado o Palácio Nacional da Pena, em Sintra e de tarde, o destino foi Cascais, passando primeiramente pelo icónico Cabo da Roca.
O dia 16 de janeiro pautou-se por momentos de partilha enriquecedores entre os alunos portugueses e os romenos. As docentes de Educação Especial ilustraram como desenvolvem competências necessárias na vida diária dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e procederam, conjuntamente, à seleção, pesagem, medição e mistura de ingredientes para a confecção de um bolo de chocolate que veio a ser oferecido aos visitantes. De seguida o professor de inglês desenvolveu uma atividade que solicitou a interação dos alunos de uma turma do 8° ano e dos alunos romenos visando assim promover o conhecimento mútuo e o aprofundamento da língua inglesa. As competências de empreendedorismo digital foram partilhadas por uma turma do 7° ano na aula na aula de Oficina do Saber, no âmbito do programa educativo tecnológico APPS FOR GOOD, no formato de trabalho de projeto, em que foram criadas equipas mistas, e a partir da identificação de problemas sociais do mundo atual catalogadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Onu), os alunos foram incentivados a propor medidas de resolução através da criação de aplicações para smartphones. Por fim, foi feita uma demonstração por parte da professora e alunos do clube de robótica.
No dia 16 de janeiro foi feito o balanço das atividades realizadas ao longo da semana, onde alunos e professores partilharam aprendizagens, desafios e conquistas. De seguida, seguiu-se a visita à sede do concelho, a cidade de Vila Franca de Xira, e foi possível vislumbrar algumas paisagens ribeirinhas, conhecer algumas tradições e realizar um workshop de azulejo. O dia culminou com o jantar conjunto das famílias portuguesas com os alunos romenos acolhidos e com o jantar dos professores envolvidos.