No dia 19 de dezembro de 2023 tivemos conhecimento da aprovação do Projeto Erasmus 2023-2-PT01-KA210-SCH-000178115 «We are the future-Civic Education, Democracy, Inclusion and the Environment» a ser coordenado pelo AE Bom Sucesso no decorrer deste ano letivo (2023-2024) até ao termo do próximo ano letivo (2024-2025) em articulação com parceiros de Itália e Croácia.
Realizou-se no dia 8 de janeiro de 2024 o primeiro encontro online com os participantes parceiros do projeto Erasmus «We are the future», em que além do AE de Bom Sucesso, estes pertencem a escolas junto de Zagreb e Palermo, na Croácia e Itália, respetivamente. Foram analisadas as datas das mobilidades e decididas as primeiras ações a realizar: criação de um eTwinning para servir de base ao projeto Erasmus, criação de um logo, entre outras.
No dia 18 de março realizou-se o segundo encontro online com os participantes parceiros do projeto Erasmus «We are the future». Tomamos decisões relativamente ao modo de eleição do logo (cada parceiro elaborou 2 logos) e a data de votação. Foi apresentado o esboço do programa a realizar no decorrer da mobilidade de 14 a 17 de maio e abordadas as tarefas a realizar antes e no decorrer da mobilidade. Decidimos como iria decorrer o processo relativamente à verba rececionada pela agência Nacional Erasmus e foram ainda dadas possibilidades de alojamento para os docentes acompanhantes.
No dia 27 de março realizou-se a votação dos logos e foi eleito um dos logos dos alunos portugueses para representar o Projeto Erasmus 2023-2-PT01-KA210-SCH-000178115 «We are the future - Civic Education, Democracy, Inclusion and the Environment» o qual está a ser coordenado pela equipa dos Projetos Internacionais do AE de Bom Sucesso em colaboração com os parceiros de Itália e Croácia.
No dia 7 de maio a equipa de projetos internacionais reuniu com os Encarregados de Educação dos alunos portugueses, da EB 1 2 3 de Bom Sucesso, que vão acolher os alunos provenientes de Itália e Croácia no decorrer da mobilidade a realizar de 13 a 17 de maio. Foram explanados os objetivos e as prioridades do projeto bem como as atividades e tarefas gerais a executar. Foi divulgado o site «Projetos Internacionais» onde se pode ter conhecimento de outros projetos anteriores e ainda dos documentos de apoio a projetos, nomeadamente o “Plano Erasmus” em que podem ser consultadas diversas informações, entre as quais os critérios de seleção dos participantes para mobilidades. Por fim foram solicitadas aos EE as autorizações de participação dos seus educandos nas diversas atividades a realizar nesta mobilidade em Portugal e entregue a todos o horário previsto/ tarefas a realizar. Houve ainda espaço para esclarecimento de algumas questões levantadas pelos pais. Posto isto, pensamos que estamos prontos para receber os nossos parceiros.
Antes de uma mobilidade há sempre trabalhos de preparação para receber os nossos parceiros e podemos contar com a colaboração de alunos do Clube Europeu, da Academia Junior eTwinning, do Jornal Escolar e até de alguns voluntários que se juntaram a esta iniciativa.
No âmbito do Projeto Erasmus 2023-2-PT01-KA210-SCH-000178115 «We are the future - Civic Education, Democracy, Inclusion and the Environment» realizou-se a 1.ª Mobilidade, desta feita organizada pelo AE Bom Sucesso de 14 a 17 de maio de 2024 e que contaram com a vinda dos parceiros de itália e Croácia.
Dia 14 maio - partilhas de aspetos culturais e históricos dos diferentes países parceiros; «escape room» - Academia etwinning Júnior; palestra dinamizada pela Drª Ana Catarina Pinto - Universidade Nova - reflexão acerca do «antes» do 25 de abril e a importância desta data para a atualidade; palestra - Drª Regina Quelhas Lima, em representação do Centro de Informação Europeia Jacques Delors - trabalho desenvolvido por esta entidade e quanto aos seus valores, símbolos, lema, entre outros aspetos; workshop - Dr Felso Ganhane e Leonor Jacob - Comissão Europeia - alunos foram desafiados a assumir cargos (ministros dos diferentes países da UE, membros do parlamento e da Comissão...) cujo objetivo era resolverem uma situação problema recorrendo ao debate, à votação e ao consenso, exercendo assim a sua cidadania. danças tradicionais portuguesas - professor Fernando Soares e a turma do 8.º C.
Dia 15 de maio - Casa do Povo de Arcena - atividade em articulação com a CM de Vila Franca de Xira, nomeadamente a Drª Vanessa Miranda e dois estagiários. - alunos começaram por ser desafiados a se apresentarem e a definir democracia recorrendo a um pirilampo que foi passando de mão em mão; debate - partindo da situação problema que consistiu em refletir se ser democrata consistia em ter total liberdade de expressão. Numa primeira ronda houve alunos que descordaram e outros que concordaram e ainda outros que não se definiram na totalidade. Numa segunda ronda, após fundamentos apresentados, houve quem persistisse na sua opinião e quem mudasse de ideias. Mostra de instrumentos construídos com materiais recicláveis - Sr Inocêncio Casquinha. Worshop do pão; visita ao Museu etnográfico de Arcena guiados pela Drª Margarida Cavaleiro; almoço partilhado - colaboração do CEF de Cozinha que nos preparou pratos típicos (arroz de pato e bacalhau com natas) e também com a dos pais dos alunos que estão a acolher os alunos estrangeiros parceiros que nos brindaram com sobremesas típicas. Visita a Lisboa: Terreiro do Paço, Rua Augusta e Miradouros de Santa Luzia e da Graça.
Dia 16 maio - Visita cultural: Peniche - Forte e Museu - terrores vividos pelos presos políticos no tempo do estado novo e, em contrapartida, perceber assim a relevância que pode fazer a Democracia; Cabo Carvoeiro; Óbidos; sítio da Nazaré e Praia do Norte.
Dia 17 maio - início da escrita do manifesto partindo de uma estrutura dada; reunião de parceiros - aspetos das mobilidades que se vão realizar no decorrer do projeto.; entrega de lembranças elaboradas pelo CEF de Marcenaria e os certificados de participação. Avaliação; visita até Vila Franca de Xira - Mercado Municipal- observação de azulejos e Museu Municipal - pintura de azulejos tendo em vista, posteriormente, a construção de um mural conjunto na escola sede.
A Scuola Secondaria di primo grado "Ciro Scianna" Bagheria - PA , uma das nossas escolas parceiras partilhou com a comunidade na sua página a experiência que teve no decorrer da mobilide em Portugal.