De 5 a 8 de novembro, cinco alunas, acompanhadas pelas professoras Luísa Antunes e Susana Araújo, participaram num intercâmbio a Pusca, Croácia, no âmbito do projeto Erasmus + «We are the future». Neste intercâmbio além do AE de Bom Sucesso estiveram também presentes os parceiros da escola de Itália deste projeto.
No dia 5 de manhã, alunos e professoras dos países parceiros (Portugal e Itália) foram recebidos na escola de Pusca pelo Diretor. Foram feitas as apresentações de cada elemento de cada país parceiro, bem como aquelas acerca de instituições de voluntariado em cada país/ escola. Depois do almoço, foram elaboradas pulseiras que posteriormente foram oferecidas às crianças de um orfanato em Ludic, visitado ao final da tarde.
No dia 6 de novembro, foram efetuadas as apresentações sobre as escolas parceiras e respetivos países.Em seguida, realizou-se um workshop sobre a influência dos media na vida dos jovens. Os alunos refletiram sobre esta temática e, desta reflexão, foram apurados temas: educação, família, direitos humanos e diversidade cultural que serviram de ponto de partida para a criação de um mural.
Da parte da tarde, as alunas portuguesas, alunos croatas e italianos começaram a pintar alguns dos motivos do mural e tiveram algum tempo livre com as famílias. Algumas alunas foram a um centro comercial local.
No dia 7 de novembro, de manhã, os alunos continuaram a pintar o mural e, da parte da tarde, as alunas portuguesas e italianas, acompanhadas pelas suas professoras acompanhantes e pelas professoras croatas, fizeram uma visita a Zagreb, capital da Croácia. Foi possível conhecer o museu etnográfico e usufruir de uma visita guiada a alguns pontos da parte histórica, tais como: a praça Ban Jelacic, a catedral, o mercado Dolac, a igreja de São Marcos, a porta de pedra (Kamenits Vrata), a Torre Lotrscak e os túneis Gric. Foram conhecidas algumas lendas, nomeadamente a do coração com um espelho, e houve algum tempo livre para comprar algumas recordações.
No dia 8 de novembro de manhã, realizou-se um Workshop subordinado ao tema: «A sociedade perfeita». Os alunos foram organizados em grupos para refletir acerca desta temática e seguiram-se as apresentações das conclusões. Posteriormente, foi solicitado aos alunos para refletirem sobre o papel que o Estado deve ter de forma a haver equidade. De seguida, foi explorado o conceito de «Manifesto» e foram apresentados alguns exemplos de manifestos. Depois, os alunos, partindo de formulário já trabalhado em Portugal, estiveram a elaborar um manifesto em grupos de trabalho. Seguidamente, ocorreu a visita guiada a Zaprešić, ao parque Novi Dvori, em que foi possível observar um castelo, um antigo celeiro renovado em museu, uma capela neogótica e o túmulo da família Jelačić. Posto isto, as alunas portuguesas foram almoçar ao centro desta cidade, com as alunas croatas. O dia culminou com um jantar de despedida na escola, intercultural, tendo sido possível provar algumas iguarias típicas de cada um dos países parceiros e houve ainda tempo para momentos de convívio, música e dança. O Diretor da escola e o Presidente da Câmara entregaram os certificados de participação e algumas lembranças aos participantes.
Em síntese, esta viagem foi curta em termos de tempo, mas gigante a nível de aprendizagem.
De 10 a 15 de fevereiro, cinco alunos, acompanhadas pelas professoras Luísa Antunes e Susana Varela, participaram num intercâmbio a Bagheria, Itália, no âmbito do projeto Erasmus + «We are the future». Neste intercâmbio além do AE de Bom Sucesso estiveram também presentes os parceiros da Croácia.
O dia 11 fevereiro começou com as Boas-vindas dadas pela Diretora, pela orquestra e grupo etnográfico da escola I.C. Scianna- Cirincione. Seguiu-se a visita pela escola e ainda também à escola primária do agrupamento em que fomos recebidos com cânticos e oferendas. Posteriormente, os alunos dos diferentes países parceiros procederam à apresentação acerca da escola/ país e ainda acerca da poluição existente versus medidas ecológicas adotadas. De tarde, foi feito um Tour por Bagheria e visitamos alguns locais de interesse: a igreja matriz, o palácio Butera (sede da câmara municipal e fomos recebidos pelo presidente da Câmara), igreja do sepulcro e a villa Palagónia.
No dia 12 de fevereiro foi desenvolvida a Atividade «Be green, be creative!» que decorreu em Aspra e foi promovida pela Proteção Civil que propôs aos parceiros do projeto a limpeza da praia, visando assim a sensibilização para a proteção do Planeta. Seguidamente, fomos recebidos pelo assessor da Câmara Municipal desta localidade e procedemos à Visita ao Museu da Anchova. Após o almoço, fomos de comboio até Palermo visitar alguns monumentos: palácio Comitini (onde fomos recebidos pelo Presidente da província de Palermo), fonte da Vergonha e Catedral.
No dia 13 de fevereiro efetuamos visitas a duas cidades de interesse relevante para o projeto. Começamos por Castelbuono visitamos o castelo e a restante zona histórica e dialogámos com os responsáveis pela recolha de lixo que é feita por seis burros e com um representante de uma fábrica local que usa a seiva que recolhe das árvores para elaborar produtos como creme das mãos e sabonetes. Seguiu-se a deslocação para Cefalù em que foi promovido um workshop por parte do clube de robótica que praticou com alguns alunos o uso de drones e efetuou a medição da qualidade do ar. Por fim, procedemos à visita à catedral e ao centro histórico.
O dia 14 de fevereiro decorreu na escola em que foi dinamizado um Workshop visando a redação do Manifesto documento que traduz o produto deste projeto em que estão reunidas as ideias bem como as preocupações e propostas dos alunos tendo em vista um futuro mais democrático, inclusivo e sustentável. Seguiu-se a avaliação das atividades efetuada pelos alunos, e em simultâneo decorreu a reunião dos professores parceiros visando delinear a mobilidade a Bruxelas. Por fim decorreu a entrega dos certificados de participação e o registo fotográfico.
De 6 8 de maio de 2025 as docentes Isabel Catarino, Luísa Antunes e Susana Varela (membros da equipa dos projetos internacionais no agrupamento) acompanharam um grupo de 16 alunos, uns membros do Clube Europeu e outros da Academia eTwinning Júnior (11 alunos financiados pelos seus pais e EE e 5 outros no âmbito do financiamento Erasmus do projeto «We are the future») a Bruxelas, Bélgica.
Esta mobilidade realizou -se dando assim cumprimento ao previsto no respetivo projeto e, como tal, foram desenvolvidas as seguintes ações:
6 maio
O dia contou com: a viagem de ida, a realização de check in no alojamento e reconhecimento do meio envolvente junto do hotel e principais pontos do centro da cidade.
7 maio
Iniciamos o dia com a realização da atividade « Experiência europeia» nas instalações do Parlamento Europeu conjuntamente com os parceiros italianos e croatas do projeto. Seguidamente, os parceiros dirigiram-se às instalações da representação italiana na União Europeia em Bruxelas e fomos recebidos por um elemento português e outro italiano onde foi possível os alunos apresentarem o produto final do projeto realizado no seu decurso: um manifesto que incidiu nas ações diagnosticadas como alvo de melhoria (intervenções: política - Democracia, social - sociedade egualitária e inclusiva, meio ambiente - ação climática). Seguiu-se o almoço em formato piquenique nos jardins do Cinquentenário. De tarde, realizamos a Visita ao parlamentarium onde foi possível aprender mais acerca da União europeia. O dia culminou com a ida a um miradouro que nos permitiu admirar a vista da cidade e experienciar a roda gigante.
8 maio
O dia começou com a ida dos parceiros ao Hemiciclo Europeu onde fomos recebidos por um elemento que nos falou acerca das instituições europeias, suas principais caraterísiticas entre outros aspetos e, de seguida, acompanhou-nos na visita até à sala da assembleia europeia. Após o almoço ainda tivemos tempo de visitar o atomium, ex libris da cidade. O dia culminou com a viagem de regresso.
Os factos descritos permitem-nos sem dúvida afirmar que esta experiência foi bastante gratificante e enriquecedora para todos nós dadas as competencias que nos permitiu desenvolver, o conhecimento obtido e a vontade de querermos continuar a aprender.