A discussão de paradigmas tem a finalidade de estabelecer referências para a construção de um Projeto para o Brasil. Entendemos que as formulações teóricas e as elaborações programáticas dos movimentos sociais fornecem as bases para um programa coerente e coeso que corresponda às necessidades deste momento histórico tão desafiador.
A construção de uma sociedade fundada na justiça social, na igualdade, na liberdade, na diversidade, e organizada com base na democracia, no Estado de direito, na sustentabilidade e na soberania, requer um projeto capaz de reunir e unir as forças sociais, econômicas, políticas e culturais, mobilizando-as para uma empreitada de longas e profundas transformações.
Nesse sentido, há um esforço permanente para dar conteúdo ao projeto, formulando novas referências que sejam capazes de orientar o movimento de construção e as lutas pela transformação social. Para tal, apostamos no diálogo e no debate entre movimentos sociais, intelectuais e acadêmicos que se dedicam a pesquisar, refletir e atuar sobre a realidade brasileira, propondo soluções para seus problemas históricos.
O futuro é inédito e está para ser permanentemente construído e refundado. Projetar esse futuro, construindo-o no presente por meio dos processos de luta, requer ferramentas capazes de dar conteúdo àquilo que podemos denominar de nossa utopia: a sociedade que queremos construir.
Saiba mais! Leio o Documento completo: