Religiões, Comportamento e Valores

As religiões e suas formas de expressão são parte da formação da maioria das culturas. Por meio delas formam-se valores e práticas sociais em diálogo com a identidade e subjetividade das pessoas e conformam-se comportamentos e valores.

O Brasil apresenta grande pluralidade cultural e religiosa, porém, possui também influente raiz cristã. Nos últimos anos cresceram as correntes neopentecostais católicas (renovação carismática) e evangélicas e a inserção dessas igrejas nos espaços políticos institucionais, como o parlamento, conselhos e fóruns. Aqueles que em geral chegam a essas posições possuem discursos e práticas em claro desrespeito aos direitos humanos e reforçam fundamentalismos, a intolerância religiosa, controle sobre corpos, e práticas e discursos de ódio contra minorias, além de perspectivas individualizantes da vida em sociedade.

Não podemos nos esquivar de refletir sobre essa esfera da vida em um projeto popular para o Brasil, reafirmando a laicidade do Estado, a pluralidade e a liberdade religiosa e de expressão, buscando no diálogo inter-religioso os consensos possíveis para uma sociedade justa, democrática, soberana e solidária.

Texto para Estudo e Debate do Tema Religiões, Comportamento e Valores:

1. RELIGIÕES, VALORES E COMPORTAMENTO.pdf