EQUIPE

LUÍS FÁBIO SILVEIRA

Biólogo, concluiu em 2003 o doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. É curador das Coleções Ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), curador interino da coleção de Mastozoologia do MZUSP e professor colaborador no Departamento de Zoologia da USP. É pesquisador Nível 1A do CNPq e Editor-associado dos periódicos Revista Brasileira de Ornitologia, Zoologia, Papeis Avulsos de Zoologia, Biota Neotropica e Iheringia. É também membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Pesquisador Associado da World Pheasant Association (UK) e membro do Galliformes Specialists Group, da IUCN. Publicou 173 artigos científicos em periódicos arbitrados, 17 livros, 98 capítulos de livros e possui mais de 150 apresentações em congressos no Brasil e no exterior. Já recebeu quinze prêmios ou homenagens por trabalhos ou projetos desenvolvidos em parceria com outros colegas. Atua como assessor ad hoc para órgãos de fomento estaduais (FAPESP), nacionais (e. g. CNPq) e internacionais (e. g. FONCyt, Argentina) e para 50 revistas científicas do Brasil e do exterior. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de supervisionar pós-doutorandos. Já orientou 22 Dissertações de Mestrado, 8 teses de Doutorado, 4 Pós-doutorados e 22 Iniciações Científicas. Possui 56 orientações concluídas (IC, MS, DR e Pós-Doc). Ministra, em colaboração com colegas, duas disciplinas na graduação e duas na pós-graduação, sendo orientador credenciado pelos programas de Pós-graduação do Museu de Zoologia, do Departamento de Zoologia da USP e do Programa de Conservação de Fauna da Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Atualmente coordena dez projetos de pesquisa. Os projetos desenvolvidos no laboratório são (ou foram) apoiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP, Conservação Internacional, Fundação Moore e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Atua principalmente nas áreas de sistemática, taxonomia e conservação de aves neotropicais. É Diretor-Científico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), Presidente do Conselho Orientador da FPZSP, Primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e representou o Ministério do Meio Ambiente junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Possui experiência com Sistemática, Taxonomia e Conservação de Aves Neotropicais e também desenvolve projetos de reintrodução e manejo ex-situ de espécies ameaçadas, como o mutum-de-alagoas, o bicudo, o pato-mergulhão e a ararajuba. 

MERCIVAL ROBERTO FRANCISCO 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1999), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2001) e doutorado também em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2005). Durante o doutorado obteve bolsa sanduíche com estadia de 12 meses no Department of Evolution, Ecology and Organismal Biology da Ohio State University, USA. Atualmente é professor Associado III no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de graduação: Biologia da Conservação Aplicada às Ciências Florestais, Conservação Ex Situ - Espécies Animais, Manejo de Fauna e Conservação de Recursos Naturais. Orienta alunos de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da UFSCar, São Carlos, no qual ministra a disciplina Manejo de Fauna, e pelo programa profissionalizante de Conservação da Fauna da UFSCar/Zoológico de São Paulo, onde ministra a disciplina Conservação Ex Situ. Atua principalmente nas áreas de Ecologia Reprodutiva, Conservação e Manejo de Aves, incluindo a aplicação de marcadores moleculares para auxiliar em questões relacionadas à conservação, manejo e comportamento.  

MAURO GALETTI RODRIGUES 

Eu estudei minha graduação em Biologia (1990) e mestrado em Ecologia na UNICAMP (1992) e doutorado na University of Cambridge, Inglaterra (1996) onde fui premiado pela WWF como melhor tese na área de Natureza e Sociedade. Realizei meu pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1997) onde estudei a dispersão de sementes por calaus e ursos na ilha de Bórneo, Indonésia. Também fui pesquisador visitante na Estación Biologica de Doñana, Espanha (2007). Entre 2007-2009 realizei pós-doutorado na Universidade de Stanford, EUA onde fui nomeado Tinker Professor pelo Centro de Estudos Latino Americano. Em 2016 fui professor visitante na Aarhus Universitet, Dinamarca. Sou professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Rio Claro. Sou pesquisador 1A do CNPq e em 2019 considerado um dos cientistas mais influentes pela Clarivati Analytics. Atuei como Chefe de Departamento (2005-2007, 2009-2011) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade do Instituto de Biociências de Rio Claro até 2016. Participei de comitês de pós-graduação na Universidade do Texas (Austin, EUA), Stanford University (EUA), Universidad de Sevilha (Spain), Universidad Veracruzana e INECOL (México). Fui editor de área da Biotropica, Natureza e Conservação e da Biological Conservation. Sou o coordenador e curador dos bancos de dados "Atlantic" publicado na Ecology que reune informações sobre as comunidades de animais e plantas da Mata Atlântica. Minha linha de pesquisa busca entender como as perturbações humanas, como defaunação e fragmentação florestal, afetam a ocorrência e distribuição de espécies e as interações animal-planta, principalmente a dispersão e predação de sementes e o recrutamento das plantas no Antropoceno Citações (https://scholar.google.com/citations?user=8zr5fEMAAAAJ&hl=en). 

JOSÉ MAURÍCIO BARBANTI DUARTE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), especialização em Primatologia pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em Genética e Melhoramento Animal (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) (1998) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é vice-Chairman do Deer Specialist Group / IUCN, coordenador do programa de conservação ex situ do cervo-do-pantanal do ICMBio, líder do grupo de pesquisa (CNPq) em Biologia e Conservação de Cervídeos Brasileiros, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, professor assistente doutor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex presidente (1996-1998) e diretor cientifico (1998-2000, 2002-2004) da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS). Tem trabalhado e orientado nas áreas de Genética, Reprodução e Ecologia de Cervídeos. 

PEDRO MANOEL GALLETI JUNIOR

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1984). É professor titular da Universidade Federal de São Carlos onde também foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2000-2004) e Vice-Reitor (2008-2012) da UFSCar. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2002-2004). Tem experiência na área de Genética e de Ecologia. Atualmente, mantém interesse na Genética da Conservação e na Ecologia Molecular, tendo com objeto de estudos, o grupo dos peixes e a mastofauna terrestre. 

RICADRDO JOSÉ GARCIA PEREIRA 

Formado pela FCAVJ - UNESP (1999), possui mestrado em Reprodução Animal pela FCAVJ-UNESP (2002). Entre 2002 e 2004 foi consultor técnico da Fundação Parque Zoológico de São Paulo nas áreas de manejo e reprodução de aves de rapina, além de manejo reprodutivo, enriquecimento ambiental e medicina preventiva de animais selvagens. Em 2008, obteve o título de doutor pelo Departamento de Reprodução Animal da FCAVJ-UNESP com sua tese em endocrinologia reprodutiva de falcões de vida livre. De 2009 a 2011 realizou seu pós-doutorado com transplantes de células-tronco germinativas em aves na Michigan State University (EUA). Atualmente é Professor Doutor pelo Departamento de Reprodução Animal da FMVZ-USP. Também, atuou como revisor de periódicos científicos como Theriogenology, Hormones and Behavior, e Revista Brasileira de Ornitologia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução de Aves Domésticas e Selvagens, atuando principalmente nos temas: endocrionologia reprodutiva, monitoramento endócrino não-invasivo, e transplante de células-tronco germinativas. 

MARCO AURÉLIO PIZO FERREIRA

Com graduação em Ciências Biológicas (1991), mestrado (1994) e doutorado (1998) pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente sou Professor Associado no Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Rio Claro, SP. Minhas atividades científicas estão relacionadas a duas grandes áreas: (1) interação animal-planta envolvendo frugivoria e dispersão de sementes, e (2) ecologia e comportamento de aves. Estas duas áreas freqüentemente se sobrepõem ao integrar a ecologia e comportamento dos animais frugívoros, especialmente as aves, com os vários aspectos relacionados à frugivoria e dispersão de sementes. 

PATRÍCIA DOMINGUES DE FREITAS

É graduada em Licenciatura (1996) e Bacharelado (1997) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Possui Mestrado em Genética e Evolução (1999) e Doutorado (2003) em Ciências (Genética) pela mesma Universidade. Realizou Pós-Doutoramento na Universidade de Stanford (Califórnia, USA), onde permaneceu como Visiting Scholar no Stanford Center for Computational, Evolutionary, and Human Genomics (CEHG), de 2015 a 2016, vinculada ao Departamento de Genética da Escola de Medicina de Stanford. Realizou Pós-Doutoramento prévio no Departamento de Genética e Evolução da UFSCar (2003-2007). Foi Professora Conferencista na Universidade Estadual Paulista (2007) e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (2008-2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos, e atua nos Programas de Pós Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) e em Conservação da Fauna (PPGCFau). É Pesquisadora CNPq Nível 2 e contribui com o Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade Brasileira (SALVE-ICMBio). Suas linhas de pesquisa estão relacionadas à genética e genômica aplicadas à conservação, à aquicultura e aos estudos populacionais e evolutivos, com ênfase especial no grupo dos Primatas, Peixes e Camarões. Possui especialização em Jornalismo Científico e atua na divulgação e disseminação da Ciência. Exerce a maternidade desde 09/01/2004. 

ANA PAULA CARMIGNOTTO

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da UFSCar - Campus Sorocaba. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mamíferos, diversidade, biogeografia, taxonomia, sistemática, ecologia, conservação.  

HYLIO LAGANÁ FERNANDES 

Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes é licenciado em Ciencias Biológicas pela USP São Paulo (1989), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP São Paulo (1997) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado do departamento de Ciencias Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos; docente do Programa de pós-graduação de Mestrado em Educação (PPGEd - Sorocaba - UFSCar), líder do grupo de pesquisa "Imagens em Ação" e coordenador do programa de extensão "Formação e aperfeiçoamento de Educadores". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente em formação docente e recursos didáticos. Além do ensino formal, dedica-se a atividades de extensão e divulgação científica.