RESUMO - NEOBEHAVORISMO DE GAGNÉ
Robert Gagné (1916 – 2002) Foi um psicólogo norte-americano do qual tornou-se conhecido por suas teorias de aprendizagem Neobehavioristas (transição do behaviorismo clássico para o cognitivismo). Tal como os demais behavioristas, também iniciou seus estudos com experimentos envolvendo animais, entretanto esses estudos foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial. Este foi um fator que contribuiu para que suas pesquisas mudassem de rumo, passando a observar e aplicar suas teorias enquanto estava no exército.
Observando seus soldados, Gagné reconhecia o cognitivo como algo elementar, porém era valorizado apenas o cognitivismo superficial: parte de memorização e desenvolvimento de algumas habilidades desenvolvidas por níveis de aprendizagem. O aprendizado seria distribuído em níveis diferentes de acordo com o grau de dificuldade.
As fases distintas seriam: a motivação, aquisição, retenção, generalização, desempenho, retroalimentação e rememoração.
As habilidades seriam atos os atos desenvolvidos, tais como a aprendizagem da linguagem de sinais, aprendizagem através de estímulos e resposta e também aprendizagem motora (baseada em sequências, princípios e regras).
Habilidades motoras seriam capacidades de realizar atividades semelhantes a:
· Amarrar sapatos;
· “imprimir letras”;
· Pronunciar sons de letras;
· Usar ferramentas e instrumentos;
· Desenvolver atos simples ou mais complexos.
O aprendizado ocorria quando a pessoa adquiria a capacidade de repassar o que “aprendeu”, seja de maneira verbal ou em atos.
Fontes: