RESUMO - O Cognitivismo de Jean Piaget
Jean W. F. Piaget (1896 – 1980) nasceu na Suíça e formou-se em Biologia em Zurique. Ficou conhecido pela sua teoria da Epistemologia Genética. Antes de sua formação, já havia publicado artigos, sendo o primeiro aos seus 11 anos. Ao contrário dos behavioristas, Piaget buscava saber como se desenvolvia a inteligência e como se produzia o conhecimento.
Uma nova concepção de aprendizado começava a se formar. Para Piaget, o conhecimento seria o resultado da ação e interação do sujeito com o ambiente. Na comprovação de suas idéias, foram utilizados métodos clínicos e princípios biológicos.
Em sua teoria psicogenética, Piaget relata que a maturação biológica estabelece as pré-cognições para o desenvolvimento cognitivo. Ele separa esse desenvolvimento em quatro “estádios”: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
Jean Piaget define os “estádios” como mudanças sucessivas. Essas mudanças são universais, na mesma ordem, não podendo pular alguma dessas fases. A sequência do desenvolvimento seria invariável, podendo variar apenas o seu ritmo conforme o ambiente. Ressalta ainda que o desenvolvimento intelectual não depende exclusivamente do meio, nem unicamente das estruturas inatas.
· Desenvolvimento sensório-motor (0 a 2 anos[1]) → período em que se começa a mudança psicológica e os movimentos sensoriais.
· Idade pré-operatória (2 a 7 anos) → introdução da linguagem e nessa faixa criança começa a aprender a representação simbólica.
· Período operatório-concreto (7 a 12 anos) → há a inserção do pensamento por meio da lógica e se adquire um aumento significativo da capacidade de raciocínio. É nesta idade que se aprende a noção de tempo, números, bem como a concepção de justiça.
· Operatório-formal (acima de 12 anos) → se desenvolve o pensamento abstrato, deduções lógicas através de hipóteses, adquire-se a capacidade de entender combinações, estabelecer relações e formular teoremas. Nesta etapa, também se fortalece os princípios éticos e morais.
Em suas análises, Piaget ressalva o que vem ser chamado de Mecanismo de Adaptação ocorrem em três etapas: Assimilação, acomodação e equilíbrio. Caso um conceito já formado se depare com uma nova situação, é normal que haja um desequilíbrio, porém, após uma nova assimilação haverá o reequilíbrio de suas idéias.
Na educação, ele foi revolucionário com seus conceitos. Apesar de não ter sido um educador, desenvolveu suas pesquisas no ramo da psicologia, sempre estudando as crianças em seu meio. Nas escolas eram aplicados diversos testes em diferentes áreas do conhecimento que seriam analisados de maneira minuciosa. Sua visão era construtivista e via o professor com um mediador entre o aluno e o conhecimento.
[1] Este período pode mudar de um sujeito para o outro. Seria apenas uma média entre as crianças estudadas.
Fontes: