RESUMO - A Teoria de Educação de Novak
Joseph Donald Novak nasceu em 1932 nos Estados Unidos, onde graduou em Ciências e Matemática, além de obter diversos títulos de Doutor Honoris Causa por renomadas instituições. Atualmente realiza trabalhos para a NASA, Marinha norte-americana e CIA, bem como desenvolve consultorias em mais de 400 escolas e universidades.
Assim como Rogers, as pesquisas de Novak são todas voltadas para a formação humana do sujeito, entretanto visam representar o conhecimento de maneira sistemática e organizada, definida por ele como Mapa Conceitual. Seus mapas conceituais são estudados e aplicados em diversas situações, tais como: Ensino de maneira resumida por universidades de ensino a distância, resumo de capítulos em alguns livros bem como a utilização desse método para os concurseiros estudarem de maneira compacta certos conteúdos que estão interligados de alguma forma.
Novak relata que “A aprendizagem significativa subjaz à integração construtiva entre pensamento, sentimento e ação que conduz ao engrandecimento humano”, ou seja, deve considerar que os humanos pensam, sentem e também agem. Claro que a aprendizagem significativa necessita que haja a predisposição para aprender, assim como é necessário a existência dos subsunçores (conhecimentos prévios).
Para que ocorra uma aprendizagem significativa, Novak destaca a importância de o professor conhecer a realidade do aluno e o seu conhecimento para que se inicie a ação de ensino e aprendizagem. Todos sabem a necessidade de um bom planejamento e os limites impostos pelo sistema, contudo deve-se buscar vencer os desafios para que a aprendizagem seja uma troca de significados entre professor e aluno, e vice-versa.
Em fim, o mapa conceitual baseia-se numa ação construtivista onde os alunos devem organizar de maneira ativa, sistêmica e coerente o conteúdo, buscando interligá-los. O modelo de mapa se assemelha a uma teia, onde os conceitos são interligados e sempre é acrescentado algo aos já existentes. Para Novak, aprender é compartilhar significados.
Fontes: