RESUMO - BEHAVIORISMO
Edward Lee Thorndike
Edwin Guthrie
Ivan P. Pavlov
John B Watson
O termo Behaviovismo origina-se do inglês Behaviorism e do russo Behaviour. Ambos têm como base o estudo com análise do comportamento animal (teoricamente irracional). Era entendido como uma Psicologia objetiva, onde o importante seriam os resultados mensuráveis.
De maneira geral, utilizava o estudo comportamental animal para que se fizesse a associação com os humanos. Esta seria definida como uma concepção do associacionismo. O comportamento modificado do animal seria a resposta que se buscava, tento sempre como princípio algum estímulo. Logo, o “aprendizado” ocorre quando se modifica uma conduta de modo durável. Tal mudança, por sua vez era relacionada com o comportamento humano.
Pavlov foi um dos primeiros a realizar esses experimentos, pois defendia a idéia do Behaviorismo Clássico, onde “um conceito válido deveria ser cientificamente comprovado”. Neste caso, a ciência era vista como algo que pudesse ser medido e provado. Seu estudo mais popular foi realizado com cães, dos quais eram estimulados e recompensados de acordo com seu comportamento. A partir destes comportamentos ele fundamentou a teoria do reflexo de acordo com o estímulo ambiente ou condicionado. Um estímulo neutro se tornaria condicionado após ser repetido por diversas vezes.
Para Edwin Guthrie, após um comportamento condicionado se repetir, é provável que se repita por mais vezes, caracterizando então que “houve aprendizagem”. Guthrie classifica o comportamento e resposta como um “hábito” adquirido e que poderia ser modificado em qualquer momento. Assim poderia “melhorar” o último hábito adquirido ou até mesmo trocar esse por outro. Ele também considerava que a freqüência para a “aprendizagem” seria diretamente proporcional à dificuldade. Guthrie ainda relata que o hábito pode ser quebrado de três maneiras:
1. Pela fadiga → o animal seria vencido pelo cansaço, repetição;
2. De maneira Limiar → os estímulos seriam feitos de maneira gradativa;
3. Por estímulo incompatível → de maneira forçada.
Thorndike classificava suas teorias como “leis de aprendizado”. Algumas foram denominadas como:
· Lei do exercício → esta pregava o velho conceito do qual “a prática leva à perfeição”;
· Lei do efeito → a recompensa reforça o aprendizado, bem como a realização de uma tarefa que gere prazer. Presume-se que as respostas seguidas de perto pela satisfação ficarão firmemente ligadas à situação e, portanto, mais propensas a voltar a ocorrer quando a situação se repete. Esta teria mais efeito que a lei anterior.
O pensamento de Watson também foi intitulado como Behaviorismo Clássico. Para ele, a Psicologia era um ramo puramente objetivo e experimental. A pesquisa mental seria pouco produtiva, pois visava apenas o que poderia ser mensurável. Watson considera o comportamento como resposta de um estímulo específico. Uma criança seria comparada à uma tábua rasa, onde poderia ser estimulada a tornar-se o que quiser. A criança seria totalmente controlada e influenciada pelo meio em que vive. Um sentimento seria condicionado ao comportamento. Uma das pesquisas mais conhecidas de Watson ficou conhecida como o Experimento do Pequeno Albert.
Em fim, no Behaviorismo o ser humano era visto com um sujeito passivo. Seu comportamento, bem como o comportamento da humanidade em geral poderia ser moldado. Todo comportamento poderia ser condicionado.
Fontes: